quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Quarto do bebé

Ando com dúvidas quanto à cama do Pedro. Eu não vou comprar berço nem vou usar alcofa, ele vai logo dormir numa cama de grades. Os pais do meu namorado fazem questão de oferecer a caminha, mas quem escolhe somos nós. Gostava de arranjar uma cama que não fosse muito cara (vê-se por aí cada preço!) mas que também não fosse uma porcaria qualquer. Acho que 300/350 euros é um preço aceitável já que ele a vai usar até aos 2/3 anos. Queria que fosse simples, sem rocócós, leve (visualmente) e com alguma cor mas muito suave. Quero também por o mosquiteiro. Tenho visto várias que gosto mas são todas para cima de 700euros, não acham bastante?

O quarto: eu faço questão de preparar o quartinho dele. Digo isto porque a nossa casa é pequena e queremos mudar dentro de 1 ano, mas mesmo assim acho muito importante que ele tenha o seu espaço e que esse espaço seja muito agradável. Vai ficar na que é a actual sala. Por incrível que pareça em Janeiro deste ano pintamos a sala toda e uma das paredes ficou de azul bem clarinho, muito bonito. Agora só quero comprar uma cómoda bonita (não sei onde) e mudar os cortinados. Quero que fique bem leve. Assim só terá a caminha, a cómoda, e as coisinhas dele (muda fraldas etc...e brinquedos). Quero criar um ambiente sereno e um pouco romântico, com música suave, muitos brinquedos e coisinhas que estimulem o olhar dele, a curiosidade...

Podem dar-me uma ajuda? Se souberem de sítios onde tenham coisas giras e assim assim para o baratinhas :)

Tenho estado bem, mas senti alguma necessidade de me afastar um pouco do mundo dos blogs e pensar noutras coisas :)

O Pedro mexe e mexe e mexe...e está grande e óptimo. É uma alegria!

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ansiedade etc

Não tenho vindo aqui ao blog, nem tenho ido visitar aqueles que tanto gosto porque como disse já, ando tão cansada que não consigo levantar um dedo. Mas agora, finalmente descobri que o que às vezes (aos olhos dos outros) parece ser má vontade, há uma razão para as coisas estarem a acontecer. Eu explico: eu andava ( ando) a sentir-me muito cansada, muito ansiosa e com o coração muito acelerado (mais do que é normal numa grávida). Como não fazia esforços e andava a descansar muito (baixa por contracções) não percebia muito bem. A anemia veio explicar um pouco o cansaço, mas ainda assim não entendia a ansiedade e o peso enorme (parece que ando a puxar um camião), até porque ainda vou 5º mês. Repeti novas análises e fui mostrá-las à médica. Continuo com a hemoglobina nos 10 valores, mas para além disso tenho outros valores associados à anemia muito baixos, como é o caso da vitamina B12. Ela explicou-me: se o organismo não consegue ir buscar o oxigénio (glóbulos vermelhos) onde devia tem de compensar e vai buscá-lo à respiração, daí eu me cansar imenso e ter o coração a um ritmo louco, para além de que a falta de vitamina B12 é um indicativo de anemia também. Esta vitamina é responsável pelo sistema nervoso. Para se ter uma ideia de como me sinto muitas vezes com o coração: depois de tomar o pequeno-almoço tenho de me deitar, tal é o esforço que sinto o coração a fazer. Para além disto tenho os valores da tiróide alterados.

Até 10 valores de hemoglobina é considerada uma gravidez de risco para a mãe, abaixo disso é de alto risco. Por isso iniciei um tratamento de choque: reforço de ferro (2 ampolas+folifer), injecção de vitamina B12 + 1 comprimido por dia da vitamina e continuar com 3 carteiras de magnésio. A médica diz que é um complexo obrigatório nestes casos e que têm de ser tomados em conjunto para o organismo não ir tirar ao que está bem para tentar compensar o que está mal. O bebé não corre risco, eles são "espertos" e vão buscar tudo aquilo que precisam à mãe e esta é que fica desfalcada. Outra coisa importante que me disse foi para não ligar aos comentários deste tipo: "tens de relaxar senão quem sofre é o bebé, ele sente tudo". Ela diz que isso só stressa mais a mãe principalmente se ela não tem controlo sobre a ansiedade. Disse também em tom de brincadeira que os bebés quando estão dentro da barriga da mãe têm de perceber que são amados mas que a mãe não é de ferro!

Entretanto e como não sentia o bebé há já 3 dias fui à urgência. Ele está bem e estava dormir quando o vi, abanaram a barriga, ele lá levantou uma perna aqui e outra ali mas sempre meio a dormir. Estava com uma perna dobrada e a outra cruzada por cima...é como eu digo, ele é muito zen. Ainda vai nascer com insensos e a dizer o mantra :)
Quanto a esta minha ida (que as pessoas muito gostam de apelidar de paranóia) tanto a médica da urgência como a minha me disseram o mesmo: a mãe tem sempre razão! (gostei, ihihihih) Se sente que alguma coisa não está bem tem de fazer o que acha certo. Acrescentaram ainda que na gravidez não há direito a paranóia, essa palavra não existe e para não hesitar em voltar à urgência se achar que devo. E mais nada!!!!!!!

Prometo que vou visitar os vossos blogs :)

P.S. Entretanto o Pedro hoje já se fartou de mexer, pois claroooo!

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Haja capacidade para arranjar posição e outras coisas que tais!

"Acabou-se o sossego"!

Se estou algum tempo de pé - umas dores nos péssssss!

Se me sento - uma dor nas costassssssss!

Se me deito - viro-me e reviro-me, e cada vez que mudo de posição parece que estou a puxar uma tonelada "...pi" (esta palavra dita de forma silábica ajuda a movimentação)!

Se como - fico com o estômago quase no pescoço!

Ao andar pareço um hipopótamo - eles (pelo menos nos desenhos animados) por cada passo que dão não movimentam só a perna...é perna e anca !

Já não sei o que é dormir uma noite inteira - impossível! Cada vez que mudo de posição (ora para a esquerda, ora para a direita) acordo!

Às vezes quando estou sentada e me quero levantar penso: "...e agora como é que eu saio daqui?!?" - tal é o peso!

Outras vezes o meu pensamento torna-se bem mais assustador: "daqui a 2 meses nem com guindaste!"

Hoje fui fazer mais análises. Digamos que hoje cheguei ao meu máximo de vergonha absoluta. Eu, nunca o disse aqui, mas tenho fobia a tirar sangue. Ora, nem de propósito, nos últimos 15 dias já me picaram 4 vezes (não é justo). Bom, mas hoje cheguei, sentei-me e juro que não disse nada...mas devia estar com uma cara de terror que a técnica olhou para mim e disse: " Vou chamar quem tira sangue às crianças!!!!!!!!!!! Assim não lhe vai custar nada". Eu que não tinha dito nada a não ser "bom-dia", sentado no cadeirão muito direitinha fiquei vermelha que nem um tomate e pensei "a vergonha instalou-se!"
Bom, mas consegui que as análises fiquem prontas na 4ª feira. Estou um pouco receosa, mas...

Hoje fiz rissóis. Sei que não tem nada a ver, mas é um feito nos dias de hoje. Foi a 1ª vez que fiz e ficaram muito bons. Não, não me limitei a tirá-los da embalagem congelados e fritar. Eu fiz mesmo tudo: a massa etc. Muito bom, não sei que me deu mas soube-me bem.

O meu bebé anda a mexer-se muito pouco. Não o sinto aos saltos (como tantas vezes leio nos outros blogs). Volta e meia um pontapé aqui e ali, mas nada de especial. Claro que às vezes fico preocupada, mas estou a tentar relaxar.

Outra coisa fantástica que me aconteceu foi a INCONTINÊNCIA! Ah pois é. Agora sinto-me aquela senhora do anuncio da "Tena Lady" que não pode andar a brincar com os netos à vontade porque...ups! lá vai uma pinguinha o outra. A grande diferença que encontro entre mim e essa senhora é o facto de ela ter mais 30 anos que eu, de eu ir para o meu 1º filho e como tal netos só daqui a uns outros 30 e por último e não menos importante: não é só uma pinguita ou outra, fico mesmo com as cuecas molhadassssssss!

Paranoica como sou claro que fui comprar aqueles pensos que detectam liquido amniótico...resultado: acho que vou mandar vir uma fraldita reutilizável para mim também!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

:(

Oh! Fui hoje buscar as minhas análises e não gostei nada do que vi.

A hemoglobina está baixa (10) e tenho o açúcar aumentado após 50g de glicose (149). Não sei porquê mas já suspeitava das duas coisas, embora as análises anteriores não apontassem para nada disto. Mas agora, ao vê-las, fiquei triste e preocupada. Já me imaginei em dieta absoluta durante 4 meses e a tomar mais ferro ainda...

Oh! Horror!
Oh!Depressão!