quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mães Desempregadas

Olá mães desempregadas,

Como estão?

Decidi fazer este post a pensar em todas as mulheres que são mães e que estão desempregadas não por iniciativa mas porque lhes é "imposto".

Todas nós (mães) sabemos que quando se tem um filho há muitas prioridades que se alteram. Não sejamos hipócritas - há trabalhos que pura e simplesmente não podemos aceitar, não por preguiça, nem por vaidade, mas sim por horários incompativeis, ordenados desonestos que em nada beneficiam a nossa auto-estima e tempo de qualidade com os nossos filhos.

Mais uma vez sejamos honestas: engravidamos, por um acaso perdemos o trabalho que tinhamos, mesmo que após a licença arranjemos uma proposta super-hiper-mega aliciante, com ordenado chorudo, que ponha à prova as nossas capacidades, que nos faça sentir o supra-sumo da mulher profissional (e boa) - se esse trabalho nos exigir ficar dias a fio por semana no local até às 8 da noite, quem é o homem (neste caso pai) que vai "deixar de lado" a sua vida profissional para chegar a tempo à creche e ir buscar os filhos? Fazer o jantar e dar banho aos filhos? Muito poucos.

Quero com isto dizer que continuamos a ser nós a por-nos SEMPRE em 2º lugar em prol da felicidade dos outros.

E se há quem se sinta bem sendo mãe a tempo inteiro (absolutamente nada contra) há mulheres que a certa altura nem conseguem ser mães nem mulheres nem donas de casa nem nada apenas porque sentem a sua vida profissional,aquilo que lhes dá identidade a fugir-lhes por entre os dedos. e porque não dizê-lo, são infelizes!

Por isso decidi criar o clube das mães desempregadas. Das mães frustradas, porque a frustração é a nossa pior inimiga. Não que pense que assim vamos conseguir todas arranjar trabalho amanhã, mas nunca se sabe...uma mão lava a outra. E quanto mais não seja sentimos que não estamos sózinhas.

Não estou desempregada mas estou sempre na iminência, por isso vivo com essa sombra, sempre, que não me deixa relaxar, usufruir do bom que tenho.

Deixem aqui os vossos mails, aptidões, cursos, ambições, se não quiserem não publico, e todas juntas, quem sabe teremos ideias para nos ajudar a sair disto. Faremos uma base de dados com todas nós, onde colocaremos ideias, ofertas de emprego umas para as outras e desabafos.

Beijinhos

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Uma Mãe mais do que IMperfeita!

Moi!

Pois bem, amanhã o meu filho faz 1 ano e é tempo de balanço. Não me vou vangloriar como mãe, não sou a mãe tipica.Podia estar para aqui a falar das peripécias, da simpatia, dos risos, do crescimento e do amor que sinto por ele, mas não o vou fazer. Vou antes falar das minhas enormes imperfeições como mãe, aquelas que fariam corar uma mãe (per)feita, aquelas que farão com que alguém chame a segurança social para investigar o meu caso LOL!

Assim, cá vai, mesmo correndo o risco de ser achincalhada em praça pública (Por favor atirem pedras mas poupem-me à tortura de ser queimada viva e à ansiedade de não saber quando o carrasco vai dar o golpe e flap...a minha cabeça a rolar e tudo a bater palmas)

Pensamentos:

- durante este primeiro ano tive pensamentos assim: "quem me dera emigrar para a Jamaica, trabalhar numa barraquinha de praia e esquecer que tenho familia"; (diversas vezes)

- pensei várias vezes em como é possivel alguém sobreviver a gémeos sem recursos a uma ama a tempo inteiro

- como quis um Ambrósio para me fazer o serviçinho todo

- tive a certeza absoluta que não me esforcei a 100% e fiz um esforço enorme para não me recriminar

- tantas vezes pensei que é preciso ter uma paciência de Santa para aturar crianças

- e ainda: "eu meto-me em cada uma"

Atitudes:

- Preguiça para lhe fazer a comidinha, tendo recorrido à papa ou até mesmo ao boião da fruta

- Sair mais cedo da escola e em vez de o ir buscar logo aos avós, vir a casa tirar uma soneca

- Não ir trabalhar e em vez de ficar com ele levá-lo na mesma aos avós e MENTIR-LHES ahhhhhhh ehhhhhhhhhh ihhhhhhhhhhhhhh (estou a enlouquecer pq estou mesmo a ter um ataque de riso)

- Esquecer-me mil e uma vezes de lhe dar o Vigantol e às vezes lembrar-me e não dar por preguiça

- Dar-lhe 3 bolachas Maria seguidas SÓ para o ter distraido

- Ouvi-lo choramingar de manhã,lá do quartinho dele, e fazer de conta que não ouvia só para dormir mais um bocadinho

- Rir a bandeiras despregadas com o beicinho dele, mesmo vendo que ele estava triste (mas é que fica tão lindo)

- Passar-lhe à frente do nariz um cheirinho de comida boa, tipo chocolate, vê-lo a abrir a boca, a salivar por tal coisa e eu não lhe dar (não lhe dou doce nenhum, muito menos chocolate) e ainda dizer: "cheira bem, não cheira?...pois...mas não podes comer! Vá, uma colherada desta tua sopinha tão boa sem sal"

E pronto, de resto fui uma mãe porreira, não se pode queixar. Muito colinho, muito miminho, muito beijinho, muita cócega, tortura debaixo dos braços, até o deixei morder-me várias vezes com aqueles 6 dentões que quase me arrancaram a pele.

Não sou uma mãe nem uma pessoa quiquiqui cococo pilili pololo, sou prática e o meu amor vê-se nos meus olhos. A intensidade dos meus sentimentos são sentidos através do meu corpo e não das minhas palavras. Sei que o meu abraço é mais forte que qualquer palavra, sei que quando o meu filho recebe um abraço meu se sente amado e protegido, em segurança. Tenho colo de mãe, mas não sou mãe galinha. Não me importo nada que passe uma noite fora, nos avós. E já me estou a preparar para o deixar 1 semana sózinho com a minha mãe no Porto na altura do Verão. Se tenho saudade? Se sinto que me falta qualquer coisa? Sinto pois, mas ele fica feliz que eu sei. Ele adora acordar e brincar com o avô. Ele adora deitar a cabecinha na almofada do avô. Aliás ele adora o avô.

Confesso que quanto mais ele mais cresce mais gosto de ser mãe. Às vezes dá-me um apertozinho de quando ele era bebézinho, mas nada melhor que vê-lo a palrar, a dizer mamã, cão, a dar beijinhos, a fazer festinhas, ver aquele sorriso doceeeeeeeeeee que ele tem, ouvi-lo rir e rir e rir , quais pilhas duracel, vê-lo dar os primeiros passos, tanta cabeçada que este rapaz já deu, dar-me 1 mãozinha e caminhar assim, lado a lado comigo. Eh pá, acho lindo! Não sou fanática por bebés pequenininhos. Adoro perceber como é a voz dele, como ele come "sózinho", como é um grande gozão (ok, sai à mãe) e adoro vê-lo imitar-me. Ensino-lhe coisas menos próprias, como p.ex fazer "brrrrrrrrrrrr" com os lábios, ihihih, enfio-lhe os dedos na comida para ele saber o que está a comer, e tenho o pai sempre a dizer que tem de educar a mãe, porque ele odeia estas coisas. Sério demais digo-lhe eu, uma seca, reforço-lhe eu!

Tenho um filho incrivel, essa é a verdade, e a mãe não lhe fica atrás, nas Im e nas Per feições

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Quase 1 ano e a mãe neste estado!

Estou a modos que furiosa. Já passei a fase de tristeza, a fase inconformada, a fase fraca fraca, agora estou FURIOSA! Não ando a perceber isto.



Há anos e anos que não sei o que é uma gripe, constipação etc etc, ora este inverno já é a 3ª e eu não sei lidar com isto. Já estive de quarentena 2 vezes e agora cá estou eu outra vez, atirada na cama, com uma dor no corpo sem igual, ora a suar, ora com calafrios de frio, sem me conseguir mexer e a dar cabo do estômago com o abacaxi inteiro que já comi, pois é a única coisa que me apetece. Isso e chocapic, coisa que detesto e que comi ás toneladas na gravidez do Pedro (não,não estou grávida) e que já pedi ao namorado para ir comprar. O meu filho esteve doente durante 2 semanas, com direito a 2 idas às urgências, uma delas com RX e tudo. Ora ele também nunca tinha ficado doente. Como ele andava muito atacado dos brônquios, com uma tosse doida sem conseguir dormir, resolvi levar o meu colchão para o quarto dele, encostá-lo á parede para ele não cair e dormir com ele. Leia-se que há dias que não dormia direito,mas esta noite foi muito má. Tive um terrivel pesadelo que passo a resumir (o 1º carro que eu tive foi uma 4L, então sonhei que tinha ido dar aulas e que tinha deixado o meu filho dentro da 4L com a companhia de um cãozito...isto durante 4 horas! Lembro-me de estar na escola e de de repente dar conta que o tinha lá deixado horas sem fim e de começar a correr calçada acima desesperada com a certeza que o meu filho já não estava bem e nunca mais acabava a rua), acordei com um alivio doido por ter sido um pesadelo, olhei para ele e nessa altura descobri que não me conseguia mexer. Estava doente! Resumindo, filhote em casa dos avós hoje, eu sózinha e abandonada nesta casa a ligar para a minha mãe qual criança que só quer colinho e que tem a certeza de que a mãe é a ÚNICA que realmente se preocupa e que é capaz de fazer tudo por nós. Realmente mãe émãe, não há hipotese. Ok, ok, hoje entre a minha solidão, lembrei-me muito da minha infância e de quando ficava doente, do mimo da minha mãe, da comidinha dela, do xarope que ela me vinha dar, de ser a única (e os gatos também) de não ter problemas em se enrolar comigo na cama sem receio de ficar doente. Bateu-me umas saudades de quando me sentia protegida, de pedir pleaseeeeeeeee para ela levar a tv para o meu quarto (em minha casa só havia 1 na sala), de comer rebuçados para a tosse (dos verdes comprados avulso), de ler horas e horas a fio os meus livros de Uma Aventura, etc etc, de ter a visita de colegas de escola...e por aí fora.

Dentro de 2 dias o meu filho faz 1 ano e hoje sou eu a mãe que trata do filho, mas ainda assim continuo a ser filha e isso é muito calmante. Como podem ver eu doente sou uma verdadeira criança.

Mas recomeçando, estou furiosa, porque quero estar a 100% no dia 7. Amanhã quero fazer o bolo, sim, recuso-me a comprar bolos fora nos aniversários e se depender de mim há-de ter sempre o bolinho feito pela mamã, para na 5ª feira poder passear e passear com o meu Pedrão. No sábado faremos a festa e a temática claro é o Tintin :) já que ele é chamado pelos pais assim desde sempre (não me perguntem pq). O bolo na festa será em forma de livro, vai ter o tintin e a Milu e escrito Les aventures du Tintin, Prèmiere Aniversaire! Por dentro pão do ló para ele poder provar.

De modos que não foi isto que imaginei por esta altura.

E tenho a certeza que anda aí alguém com olho grande, enorme, e por aí fora. Pessoal, não têm nada de invejar, senão reparem: Tenho ainda 5kg a mais o meu corpo está flácido. A nivel profissional estou muito aquém daquilo que gostaria, dinheiro é coisa que não abunda por estes lados, pelo contrário.Moro numa casa mini mini que está sempre desarrumada por mais que arrume, tenho um namorado que nunca vejo (isto será bom ou mau?!? LOL). Não temos Nunca momentos a 3, por isso estamos longe de ser a familia perfeita. Para além de eu ser ansiosa e uma grandessíssima insatisfeita. Como vêm não há motivos para invejas, é que não há mesmo. Ah, e estou com a depilação por fazer há umas boas semanas e as sobrancelhas então nem se fala, já pareço o nosso querido Álvaro Cunhal.

Ponham essa inveja de lado e pelo contrário, enviem boas vibrações. Prometo reenviar em duplicado!