terça-feira, 3 de agosto de 2010

Consulta dos 18 (19) meses mudança de médico

Para quem ainda não sabe, tomei a decisão de me separar do pai do meu filho há cerca de 3 meses. Claro que não foi uma decisão fácil, principalmente porque já sabia que ao fazê-lo iria voltar à minha terra (Porto) e o meu filho ficaria a uma distância de 300km do pai.

Bom, tomada a decisão, muitas dúvidas se levantaram e muitas foram as mudanças, uma delas a da escolha de um pediatra. Escolhi o chefe de serviço de pediatria do Hospital Sto. António e adorei.

Este horas a conversar comigo, calmo, tranquilo e sem a sensação de me querer por dali para fora. Falámos sobre tudo e também claro da minha separação e do que isso poderia implicar na saúde do Pedro.

Fiquei feliz, deu-me 20valores nas decisões todas que tomei desde que é bebézinho. Falei-lhe da opção do leite de soja e ele esboçou um sorriso de orelha a orelha. Segundo ele o leite de vaca é dos alimentos que mais mal faz. Não a nivel infeccioso, mas a gordura do leite de vaca é grande responsável pela hipertenção, a diabetes e o colesterol elevado. Não sendo fundamentalista disse-me que até aos 2 anos a dar leite de vaca deve ser sempre magro, mas que depois disso nem se justifica o leite.

Coisas a abolir: o biberão :S
O pequeno-almoço que dou ao meu filho é: leite de soja com meia banana, 1 maçã ou outra fruta e um bocadinho de cerelac. Um óptimo pequeno-almoço, segundo ele, mas começar a dar à colher.

À noite ele não bebe o leitinho da meia-noite por isso não tenho de me preocupar com isso.

À noite deixá-lo adormecer sózinho na cama dele. Confesso que nos últimos meses não tenho feito isso, por causa da separação. Ele chorava muito e eu fui-me deixando andar. Mas a "ordem" é que o deixe mesmo que a chorar. Confesso que me deu um nó no estômago, mas sei cá no fundo que é o melhor. Ele explicou assim: durante o dia devemos dar muitos beijinhos e muitoooo colo, à noite devemos deixá-los no seu espaço.

O meu filho diz poucas palavras. O que interessa é que se explique e perceba tudo muito bem, que é o caso. Diz que lá para os 2 anos ele começa a falar pelos cotovelos. E nunca, mas nunca ninguém se dirigir a ele dizendo "tu AINDA" não falas?" etc...é depreciativo e fá-lo sentir fora do "normal". Infelizmente já ouvi coisas deste género mas dei as respostas certas.

Manter o filho o mais possivel em casa, sem ir para a creche. Segundo o próprio, as crianças até aos 3 anos não socializam, não sabem o que é outra criança. A partir dos 3 anos, sim, é muito importante começarem a criar os seus amigos. Creche é um mal necessário, palavras dele. Ter animais em casa é excelente em todos os sentidos.

Ainda falámos demais umas coisas, e depois seguimos para a avaliação fisica. Está óptima, cara gira, genica, saudável, expressivo e risonho :) (embora tenha barafustado muitooooo)
Pequenote (79cm) e magrote. 10,400kg bem destribuídos. Genética, diz ele.

Coloquei a questão da vacina do sarampo, a tal que muitos acreditam ser a grande causadora do autismo. Ele discordou em absoluto dizendo que isso tem sido causa de morte de muitas crianças por pais que optam por não dar a vacina. Já tinha lido sobre isso. Já tinha lido sobre pais que optam por não dar esta vacina e que a criança ganha sarampo, e esta pode ser mortal. Diz que está provadíssimo que não tem qualquer ligação. Continuo sem saber se é verdade ou não. É certo que muitas crianças quando a tomam ficam autistas, se têm genéticamente propensão para isso e se a vacina vem potenciar não sei. Sinceramente prefiro manter-me neutra nesta discussão. Recomendou-me dar a vacina da varicela e da gripe.

E é isto. Vim satisfeita. Confiante com o médico.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

corpinho jeitoso ou talvez não

Todas que me acompanham desde o inicio da gravidez sabem que engordei uns "míseros" 31kg. Pois é, pessoal que me acompanha há pouco tempo, 31kg engordei eu na gravidez, portanto, simmmmm, é possivel!

Desde então tem sido uma luta esta de voltar ao peso. Tinha parado a minha dieta. Cansa, sabem? Cansa muito andar ano e meio em dieta e há momentos em que apetece desistir. E desisti. Teve de ser, para a minha sanidade mental tive de fazer uma pausa de 3 meses. Recomecei há 2 semanas e meia e já perdi 6kg.

Conclusão: às vezes sabe mesmo bem fazer uma pausa, desde que se mantenha pelo menos o peso que tinhamos. Durante estes 3 meses não andei a comer porcarias, mas comi pão, arroz, massa.

Agora como na mesma, mas só algumas vezes por semana. Bebo litros do chá da caudalie (bebi este chá na gravidez e pasmem-se, não inchei nem um bocadinho). À noite como muito pouco e bebo muita água. Outra coisa que me bebo e que me dá energia é a Vitamin Water ignit. Estou fã, principalmente porque não bebo café. Acordo de manhã, vou para o ginásio com aquilo na mão, e...plim, grande energia!

Também estou a fazer 1x por semana massagens. A coisa doi, doi muito, mas é ver a gordura a desaparecer.

E de modos que é isto. Se perdesse 6kilitos até ao fim de agosto ficava no meu peso :)

Boas vibrações. boas vibrações!

Adenda: nãopesco um c***** do novo acordo ortográfico