quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Ansiedade etc

Não tenho vindo aqui ao blog, nem tenho ido visitar aqueles que tanto gosto porque como disse já, ando tão cansada que não consigo levantar um dedo. Mas agora, finalmente descobri que o que às vezes (aos olhos dos outros) parece ser má vontade, há uma razão para as coisas estarem a acontecer. Eu explico: eu andava ( ando) a sentir-me muito cansada, muito ansiosa e com o coração muito acelerado (mais do que é normal numa grávida). Como não fazia esforços e andava a descansar muito (baixa por contracções) não percebia muito bem. A anemia veio explicar um pouco o cansaço, mas ainda assim não entendia a ansiedade e o peso enorme (parece que ando a puxar um camião), até porque ainda vou 5º mês. Repeti novas análises e fui mostrá-las à médica. Continuo com a hemoglobina nos 10 valores, mas para além disso tenho outros valores associados à anemia muito baixos, como é o caso da vitamina B12. Ela explicou-me: se o organismo não consegue ir buscar o oxigénio (glóbulos vermelhos) onde devia tem de compensar e vai buscá-lo à respiração, daí eu me cansar imenso e ter o coração a um ritmo louco, para além de que a falta de vitamina B12 é um indicativo de anemia também. Esta vitamina é responsável pelo sistema nervoso. Para se ter uma ideia de como me sinto muitas vezes com o coração: depois de tomar o pequeno-almoço tenho de me deitar, tal é o esforço que sinto o coração a fazer. Para além disto tenho os valores da tiróide alterados.

Até 10 valores de hemoglobina é considerada uma gravidez de risco para a mãe, abaixo disso é de alto risco. Por isso iniciei um tratamento de choque: reforço de ferro (2 ampolas+folifer), injecção de vitamina B12 + 1 comprimido por dia da vitamina e continuar com 3 carteiras de magnésio. A médica diz que é um complexo obrigatório nestes casos e que têm de ser tomados em conjunto para o organismo não ir tirar ao que está bem para tentar compensar o que está mal. O bebé não corre risco, eles são "espertos" e vão buscar tudo aquilo que precisam à mãe e esta é que fica desfalcada. Outra coisa importante que me disse foi para não ligar aos comentários deste tipo: "tens de relaxar senão quem sofre é o bebé, ele sente tudo". Ela diz que isso só stressa mais a mãe principalmente se ela não tem controlo sobre a ansiedade. Disse também em tom de brincadeira que os bebés quando estão dentro da barriga da mãe têm de perceber que são amados mas que a mãe não é de ferro!

Entretanto e como não sentia o bebé há já 3 dias fui à urgência. Ele está bem e estava dormir quando o vi, abanaram a barriga, ele lá levantou uma perna aqui e outra ali mas sempre meio a dormir. Estava com uma perna dobrada e a outra cruzada por cima...é como eu digo, ele é muito zen. Ainda vai nascer com insensos e a dizer o mantra :)
Quanto a esta minha ida (que as pessoas muito gostam de apelidar de paranóia) tanto a médica da urgência como a minha me disseram o mesmo: a mãe tem sempre razão! (gostei, ihihihih) Se sente que alguma coisa não está bem tem de fazer o que acha certo. Acrescentaram ainda que na gravidez não há direito a paranóia, essa palavra não existe e para não hesitar em voltar à urgência se achar que devo. E mais nada!!!!!!!

Prometo que vou visitar os vossos blogs :)

P.S. Entretanto o Pedro hoje já se fartou de mexer, pois claroooo!

8 comentários:

eu mesma! disse...

OLÁ... Oh linda que chatice... mas concordo com tudo e acho mesmo que viva o descanso... o nosso corpo, cerebro e o nosso bebé precisa... ainal nem todas somos iguais... nem todas temos o mesmo problema... e cada um é como cada qual... eu já era gorda se bem que tinha perdido 26 kgs... claro que já engordei 13... e sinto me mal sim sinto me mal, por ser gorda por ter dificuldade em fazer esforços... mas sei que estou grávida tenho noção da realidade e sei bem o que não há motivo para culpas nesta altura... felizmente a unica coisa que neste momento me preocupa.. é os diabetes que devo ter de levar insulina mas faltam cerca de 6 semanas pra a 40 semanas, e como o bebé é grande não sei se fica tanto tempo no ninho... Vou hj a lisboa ver o que a medica ,me diz.
Sabes linda eu axo mesmo que temos de aproveitar estes momentos de gravidez e fazer ouvidos de mercador ás "más linguas"...
beijinhos e as melhoras

Vânia e Mariana disse...

Oh....:( que pena....Mas vais ver que com a medicação vais ficar bem!!!:)
Aind abem que o Pedro esta bem!!:)

beijinhos,

Vanessa Kirnicki disse...

Nao e nada facil ser mae... Eu tambem no inicio da gravidez me preocupava muito, fui ao medica algumas vezes por coisas de nada mas nao queria saber, quando se acha que qualquer coisa esta mal e pk esta mal e se nao esta ao menos deppois ficamos descansadas! Enfim mas vai tudo correr bem daqui para a frente e vais ver que o teu menino daqui a mais umas semanas ja nao para e depois queixas te que ele mexe se muito, pois eu as vezes ja nem durmo nada por causa do meu Jason que nao para quietinho a noite!
Beijinhosss grandes

klaudinha disse...

Concordo plenamente com a medica!!! Claro se sentes que algo não está bem, vais ao hospital e pronto!!! Qual paranóia qual quê!!! Eu também fico stressadissima quando dizem isso!!!

Realmente só pelo valor da hemoglobina te dá um cansaço enorme!! quanto mais quando ainda tens outras coisas associadas!!! Mas vais ver que com essa medicação te vais sentir melhor não tarda nada!!!

beijocas e melhoras

MaLLu disse...

Fazes muito bem em ir às urgências sempre! Eu também fui umas duas ou três vezes :)
Bjs

Irina disse...

ainda bem que o teu Pedro está bem, e que agora vai ficar tudo bem contigo. descansa muito,
beijinhos

klaudinha disse...

Olá Mamã!! Está tudo bem com vocês? Não nos têm dado noticias...

beijocas

Anónimo disse...

Oi!
Tens andado desaparecida, tanto aki como no forum, ja tenho saudades!!!!!
Olha deixaste um comentario á vanessa (mamã do Jason) sobre a amamentação que adorei, e sabes eu as vezes sinto me um bocado mal porque me sinto pudica ou coisa do genero por nao axar a minima piada a andar a mostrar as mamas a meio mundo com a amamentação, mas dp encontro pessoas que axam o mesmo, e yuupi ja nao sou unica!
Concordo plenamente ctg! A amamentação é algo intimo entre a mae e o bebé!Ja para nao falar nas pessoas que têm que estar sempre a opinar como se faz ou deixa de fazer quando o bebe nao agarra a mama. Eu desde que vi uma velha a empurrar a cabeça do bebe da minha amiga contra a mama dela, fikei doente! Mais um pouco e asfixiava o garoto! Oh valha me deus!

Va miga espero que estejas bem! E o pedro tb!

Jokas de nós duas