segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ajuda precisa-se com urgência!

O meu filhote tem agora 5 meses e começou com as papas há 15 dias. Come à noite uma valente pratada. A minha dúvida é a seguinte: não deveria começar a introduzir sopa, fruta etc? É que no centro de saúde explicaram-me tudo tãooooooooooo bem (irónica). Se tiver de começar a introduzir outros alimentos, como faço? Quais são? A que horas? Que quantidade? Só tenho consulta no dia 22, espero até lá?

Oh minha nossa...dúvidas atrás de dúvidas.

Quem me souber explicar, peço que me explique como se eu fosse uma pessoa muito burra lol!

9 comentários:

Mara_Q disse...

O João começou a papa por volta dos 4 meses e meio e comia um prato dela ao almoço. Aos 5 meses introduzimos a sopa (creme de batat, cenoura e cebola) e a fruta (banana, maçã cozida e pêra cozida) ao almoço e a papa passou a ser dada ao lanche. Mas penso que é variável... podes dar a sopa e a fruta ao jantar ou ao almoço e a papa ao lanche ou a sopa ao almoço e a papa ao jantar ou vice-versa. Espero ter ajudado alguma coisa :o)
Beijocas

Mafalda disse...

olha linda, a Madalena começou pelas sopas aos 4 meses e eu ia-lhe dando logo fruta, mesmo sem a pediatra ter dito para o fazer. comecei pela maçã, pêra e banana. ao início cozidas, porque nunca sabia como passá-las para ficarem só em polpa, mas ainda hoje é difícil ela comer. depois a pediatra disse para eu dar-lhe a pêra ou a maçã misturadas com uma bolacha maria e assim já ela comia melhor. só começou com as papas aos 5 meses, mas não é propriamente fã. come à noite, ao jantar, mas passado umas duas horas tenho de lhe dar um biberão de leite, caso contrário, fica cheia de fome. Como começaste com as papas e ainda por cima come à noite, não acho que faça muito sentido dar-lhe fruta em cima. Se calhar o ideal mesmo é esperares pela consulta dia 22 e aí sim, se te derem autorização para começares com as sopas, ir-lhe dando frutinha aos poucos. Não sei, é uma ideia.
bjssss**
(vi o teu email!! esse creme não pára de baixar o preço! lol O que é ÓPTIMO!!)

Vânia e Mariana disse...

Olá, tudo bem?

Daquilo que eu sei deve-se introduzir lentamente os alimentos aos bebes....Eu quando a Mariana fizer 4 meses(dia 23) coemça a comer papas sem gluten, e dia 9 de Julho vamos a consulta e o pediatra vai-nos explicar como introduzir sopa e fruta... MAs se só começas-te a dar agoraa papa, deves 1º esperar que ele se habitue e só depois começas a dar o resto. Em relação a horarios penso que é no que preferires, a papa o pediatra disse para eu dar na refeição que me der mais jeito!!!
Para introduzires novos alimentos, pelo que ouço contarem deve ser um por semana, pois se ele fizer alergia já sabes ao que é.
Atenção os medicos não costumam aconselhar a introdução de Morangos e Kiwi antes de um ano de idade....
Dia 9 posso vir-te contar como me disse o meu pediatra, mas é capaz de já se tarde....Mas pelo que ouço colegas a contar é como te disse em cima!!!

jinhos,

Vanessa Kirnicki disse...

Olha eu comecei primeiro a dar lhe so papa cerelac durante uma semana ate ele aprender a comer e habituar se a alimentos solidos. Depois comecei a fazer soupa de cenoura, feijao verde e ervilhas... Agora que ele ja fez 5 meses comecei a jundar ervilhas com cenouras etc etc. Eu so dou uma refeicao, a do almoco. A quantidade, olha eu metia metade de uma cenoura com um quarto de batata e chegava. Agora ja come uma cenoura inteira. A Fruta, eu comecei a dar maca, pera, pessego e banana. Eu nao cozo nada, comprei o Magic Bullet meto o que tenho a meter la dentro e sai tudo perfeito para ele comer, nem cozo a maca...
Bem espero ter ajudado, nao entres em panico, eles sao mais fortes do que nos pensamos....

RiTa disse...

há bebes que começam primeiro pela sopa, outros que começam pela papa...os bebes mais gordos normalmente passam a fase da papa.
o teu bebe começou pela papa e continua assim até nova consulta.. nessa o pediatra vai querer que lhe introduzas a sopa e fruta..
por isso está tudo bem...

RiTa disse...

quais são: quando começar com a sopa, será 1 batata, cebola e abobora depois de cozido e triturado um fiozinho de azeite em cru...está assim tipo 3 dias depois vais acrescentando legumes e se não tiver alergias acrescenta-se outros.. há legumes proibidos tipo nabiça, lombardo..(no inicio)
a que horas: pode ser jantar e papa ao almoço.
que quantidade: nos primeiros dias normalmente estranham, por isso nao comem muito, mas depois é tipo 1 a 2 conchas...
espero ter ajudado

liliana disse...

Cada pediatra funciona de forma diferente. Nós começámos com a papa aos 4 meses de vida, uma vez ao dia, que nós optámos por dar ao almoço. Agora começámos com a fruta (banana, pêra e maçã - estas duas últimas cozidas), que deve ser dada uma vez ao dia, depois do leite (nós costumamos dar à tarde, na mamada a seguir à papa, ou então na mamada seguinte).
Já sabemos que vai ser aos 6 meses que vamos introduzir a sopa.
Espero ter ajudado.
Beijinhos

Xana disse...

Olá,a Mariana começou com as papas sem glutén(Nutribén) aos 4 meses,as sopas aos 5 meses primeiro pela base(batata,cenoura,alho frances)e fomos acrescentando mais um legume a cada semana e meia.As frutas iniciamos aos 4 ms e meio primeiro a maçã pêra e banana tudo cozido e passado uma semana crú e bem raladinha,nas papinhas de fruta tb juntamos uma bolachinha MARIA ralada.
O iogurte foi aos 5 ms simples e sem acucarmisturado com fruta ou bolachinha para ir variando.
Em relação ao menu,quando introduzimos a sopa,passamos a dar ao almoço e a papa ao lanche.As papinhas de fruta começamos a usa-las como uma sobremesa mas sempre a seguir ao almoço.Podes sempre alternar se preferires.
Um beijinho grande.

Ana Santos disse...

Quando os bebés são mais gordinhos começam pela sopa.
Dar durante 3 dias para ver se faz alergia e depois ir introduzindo um novo legume a cada 3 ou 4 dias.
Primeira sopa - sopa amarela começando pela menos doce. Uma cenoura para duas batatinhas, um fio de azeite depois de apagado o lume. Nada de sal e nada de cebola, que provoca gases.
Depois abóbora com batata, mais tarde a essas bases de cenoura ou abóbora vai-se introduzindo um legume verde. Alface, nabo, alho francês, mais para a frente o agrião e espinafre bem para a frente. Couve, repolho e couve flor só depois dos 12 meses porque provocam gases e o intestino do bebé ainda é imaturo.
Leguminosas só depois dos 12 meses por provocarem gases.
Fruta crua raspada ou passada na máquina trituradora. Começar pela menos doce, maçã, depois pera e por último banana esmagada.
Frutas ácidas só depois dos 12 meses.
Carne lá para os 7 meses, começar pelas carnes brancas, mas primeiro cozer a carne em separado e juntar o caldo à sopa antes de introduzir a carne na sopa. Peito de galinha ou de peru. Mais tarde as carnes vermelhas, limpas de gordura, de vitela, borrego.
Carne de porco só depois dos 12 meses, tal como sal.
Depois vem a introdução do peixe, fazer o mesmo com o caldo de cozedura juntar na sopa e só depois introduzir o peixe na sopa.
Papas sem gluten por volta dos 4 a 5 meses.
Iogurte pelos 7 meses, começar pelo natural, mais tarde juntar a fruta raspada ou bolacha Maria moída.
Isto foi os conselhos que segui do pessoal de enfermagem e da médica de família dos meus filhos.
Por volta dos 12 meses já pode ir começando a comer da nossa comida.
Aconselham a introduzir o leite de vaca, meio gordo aos 12 meses.
A mim as enfermeiras aconselharam a começar um pouco antes dos 12 meses, porque no Verão a introdução do leite de vaca pode provocar diarreias, que melhor é nos meses frios.
Primeiro dava o leite cortado com um pouco de água até acabar por dar só leite.
Espero ter ajudado com a minha experiência.
Beijos,
Ana e seus tesourinhos