sábado, 3 de julho de 2010

Help help e help!

Comecei a aplicar o castigo, mas não sei se faço bem ou não. As opiniões divergem. Não bato ao meu filho, nem palmadas, por opção, por não ver qualquer tipo de beneficio nisso e porque dei uma palmada na mão dele uma vez e ele não percebeu, ficou sentido e repetiu nele próprio.

A minha mãe tem uma cadela que ele adora, e ele já percebeu que quando ela se porta mal vai para o castigo, que é nada mais nada menos que ficar uns minutos no jardim sózinha. Ora no outro dia, o meu querido e amado filho começou aos berros e aos berros e a atirar sopa por todo o lado. Depois de muita conversa do género "não se faz isso", esgotei-me e disse com voz firme "estás a fazer asneiras, vais para o castigo". E pu-lo mesmo. Pu-lo da parte de lá da porta que dá para o jardim 30 seg. A porta tem um buraco no meio por onde entram os gatos, por isso ele podia ver para dentro, mas eu escondi-me. Contei até 30, ele chorava, chorava, chorava. Abri a porta e antes dele entrar, baixei-me para falar com ele. Perguntei se ele sabia que tinha feito asneira e ele acenava que sim com a cabeça. Disse-lhe que as asneiras dão castigo e ele só acenava que sim com a cabeça. Pedi-lhe para pedir desculpa e ele fez o gesto que sim com a cabeça (é a forma que ele tem de pedir desculpa, pedir alguma coisa com jeitinho ou dizer obrigado) e trouxe-o para dentro. Mais tarde contámos à minha mãe (eu e ele) que tinha ido de castigo e ele apontava para o sitio.

No dia seguinte, estava ele a começar a fazer asneiras e eu disse: "ah...asneira, não se faz asneira pois não?" - ele disse que não com a cabeça e apontou para o sitio do dia anterior. O sitio do castigo. A verdade é que tenho usado esta "ameaça" sempre e a coisa funciona.

Dúvida: faço bem em fazer isto? estarei a traumatizar o rapaz? Ele tem 18 meses mas entende muito bem tudo. Não sou uma pessoa permissiva, nunca fui, mas não sou nada de agressões nem verbais nem fisicas. Não berro nem falo alto e posso dizer que o meu filho é super bem educado, com as cenas dele, claro, pois que também não quero um filho todo pipipi pópópó. Até porque há asneiras que eu acho uma delicia. Mas as de comportamento não consigo, não admito sequer.

Opiniões pedem-se...como fazem? Quais são as estratégias?

3 comentários:

Vanessa Kirnicki disse...

Isso que fizeste aqui no Canada chama se Time Out. Aqui isso utiliza se ate nas escolas. Nos tambem ja fizemos o mesmo com o Jason... Normalmente dizem que o tempo de castigo e 1 minuto por idade. Neste caso o Jason ficou 1 minuto na cama dele. Sinceramente eu nao vi grandes melhoras e ele nao percebeu por la foi parar pois voltou a fazer a asneira mais umas 10 vezes.... :/
Mas fazes bem, normalmente utiliza se sempre o mesmo espaco e tem que ser um local onde eles se sintam seguros....
Nao te preocupes que nao estas a fazer nada de grave, alias isso era o que todas as maes deveriam fazer, infelizmente ainda muitas usam violencia ficica com os miudos, isso e que e traumatizante...
Beijinhooos grandesss

liliana disse...

Nós já demos uma palmadita na mão e não resultou... Ele ri-se na nossa cara... Mas se eu levanto um pouco mais a voz já pensa duas vezes se faz ou não faz. E testa... Testa muito...

É muito complicado...
Beijinhos

Vânia e Mariana disse...

Outro dia estive numa palestra com uma psicologo que falou nisso exactamente, e é isso que se deve fazer. Aplicar castigos, algo muito rapido (eles são pequenos) mas que percebam, obriga-los a estar na cadeira ou sofa 1 minuto, desligar a TV, deixa-los sozinho, tirar os brinquedos, etc....
Como diz a Vanessa +e 1 minuto por idade, foi exactamente isso que disse a psicologa. Bater também não concordo, sacudir moscas as vezes da resultado, quando são pequenos, quando crescem também já nem isso. Mas bater mesmo acho que não se deve fazer....

beijinhos,