sexta-feira, 24 de outubro de 2008

30 semanas

Chegamos às 30 semanas!

Ainda me lembro de estar com 5, 6 semanas, e ler blogs de mamãs que estavam com este tempo e pensar: "está quase a nascer o bebé, mais umas semaninhas e esta mamã tem o filho nos braços". Pensava também que faltava tanto para chegar aqui, e agora cá estou e passou a correr. Quando me diziam para aproveitar porque quando desse conta já estava no hospital a tê-lo achava um exagero, mas é bem verdade.

Têm sido 30 semanas vividas intensamente. E ao contrário de muitas mamãs eu comecei a viver esta gravidez a partir do momento em que começámos os "treinos". Portanto desde o dia 4 de Abril que me sinto grávida. Tive logo os sintomas todos, tudo psicológico naturalmente mas a verdade é que soube que estava grávida logo nessa altura. Dia 23 de Abril (dia em que o período deveria vir) fiz o teste e deu positivo, foi apenas uma confirmação porque eu tinha a certeza. As mudanças no meu corpo foram desde logo evidentes, o meu humor sofreu logo uma reviravolta e tinha tanta fome que me sentia capaz de comer um banquete inteiro. Para terem uma noção do dia 4 d Abril ao dia 23 de Abril engordei 10kgs! Tive uma alteração hormonal imensa e durante os 15 dias que antecederam o dia de ter a certeza bebi imensos sumos naturais (comprei mesmo uma máquina daquelas que a fruta pode ir com a casca que é separada na altura), segundo a minha médica quase que apanhava uma vitaminose e foi uma das razões que me fez engordar tanto. Mas apetecia-me tanto! Mas com a reprimenda parei e não tomei mais nenhum (radical eu).

Mesmo sabendo e sentindo que estava grávida claro que havia alturas do dia em que vacilava, principalmente porque era a 1ª tentativa e foi a altura em que comecei a fazer pesquisas na net e descobri que a maioria das mulheres demora uns meses a engravidar. Como tal pensava que talvez fosse psicológico e que o melhor era esquecer, mas passava meia hora e a certeza vinha outra vez. Entretanto por volta do dia 20 comecei a ter muitas dores tipo período e pensei que tinha estado enganado aquele tempo todo. Foram uns dias chatos e angustiantes.
Dia 23, por volta das 6 da tarde fui à farmácia comprar um teste, voltei para casa e fiz logo. Apareceu só uma risca e eu pensei 3 coisas: ou ainda era cedo para dar positivo, ou devia ter feito com a 1ª urina da manhã ou era mesmo negativo e eu não estava grávida. Confesso que fiquei triste. Nessa altura tinha saído da casa de banho e quando lá voltei para deitar o teste fora vejo uma 2ª risca muito clarinha. O meu coração bateu, bateu, bateu...fiquei incrédula (ainda hoje me arrepio quando recordo a sensação). Não sei dizer se foi boa se má, foi um misto de "agora não há volta dar, vem aí um bebé", de "será que não estou a alucinar e a ver uma risca onde não existe?" e de alegria imensa. Fiquei tipo barata tonta sem saber para onde me dirigir, sem saber o que fazer, não me conseguia concentrar em nada, os meus pensamentos estavam descontrolados e o meu namorado não me atendia o telefone.

Uns dias mais tarde quando caí em mim veio o medo, as dúvidas imensas, tudo... Descobri que a net tem muitas coisas boas mas tem outras que não vale a pena. Tive informação a mais e comecei a ler sobre gravidez anembrionária...às 5 semanas quando, ao fazer uma ecografia, vi um saco mas não vi o embrião pensei logo que seria o meu caso. Felizmente às 7 semanas pude ver tudo e foi uma emoção indescritível. Acho que foi a única ecografia em que fiquei com as lágrimas nos olhos e com a respiração alterada. Ver o bebé (que não se vê nada) e ouvir o coração pela 1ª vez fez-me sentir um amor gigantesco por ele...tinha centímetro e meio :)

Entretanto, no 2ª mês enjoei a carne, o peixe e os legumes e só conseguia comer esparguete com ketchup, a médica ficou louca com isto e deu-me uma descasca. No 2ª mês engordei mais 3 kgs! Como é possível?!? Logo aí já estava com o peso que deveria ter no final dos 9 meses, eheheheh! Foi angustiante e fiquei triste comigo, mas não havia nada a fazer (a não ser ter cuidado) já que dieta era impensável. Entretanto aceitei este facto, o mais difícil foi ficar sem roupa para vestir logo o 1ª mês, já que não ia comprar roupa que mais tarde não me iria servir. Com a roupa de grávida ficava ridícula de tão enorme que esta estava, e até aos 4 meses andei quase sempre com o mesmo vestido.

Até agora não tenho tido um sonho de gravidez, mas sei que tenho aqui um menino maravilhoso e isso basta-me. Já começo a imaginá-lo com outra intensidade. A partir de agora e até às 38 semanas deve ser um instantinho, das 38 às 40 é que deve passar mais devagar porque aí é só esperar, esperar, esperar.

Às vezes ainda penso, quando vejo mamãs com 38 semanas, que está quase para elas...e depois penso: pois, mas para nós também!

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uma aventura no hospital

Que dia o de ontem!

De manhã cedo dirigi-me ao centro de saúde, como havia ficado combinado, para a médica me passar mais uma baixa para entregar na escola. Sentei-me, olhou para mim, auscultou-me e disse que ia escrever uma cartinha e para eu me dirigir às urgências do hospital. Tinha o coração muito acelerado (110bpm), coisa que eu disse ser habitual em repouso e que me anda a deixar muito, mas muito cansada.
Cheguei ao hospital às 10h30, fui praticamente logo atendida, fizeram muitas perguntas e pediram para fazer análises e ir buscar os meus exames a casa. Fiz lá as análises, saí e voltei passado uma hora com os exames. Só voltei a ser chamada às 14h45! Lá entrei e uma boa noticia: a hemoglobina está quase boa, subi dos 10 para os 11,8 :) A anemia já está a ir embora. Continuo com uma infecção, que acreditam ser o que me provoca a taquicardia, a velocidade de sedimentação está a 70, mas não tenho infecção urinária, e de todos os exames que fiz todos deram negativo. A médica mostrou-se apreensiva porque acha a VS muito elevada. Fizemos uma ecografia onde descobri que o Pedro já tem movimentos respiratórios :), mas a meio a médica sai e vai chamar outro médico~muito mais velho. Percebi que ela achava que tinha visto qualquer coisa no coraçãozinho do bebé...o médico diz: não vejo nada, absolutamente nada, mas não sei como queres ver alguma coisa neste ecografo :S!!!!! Eu intervim e disse: às 26 semanas fiz um ecocardiograma fetal e estava tudo bem. E pronto, o assunto ficou por aí. Acabou e a médica disse que não havia mais nada que pudesse fazer ali e portanto me ia mandar para a urgência interna. Fui e para meu grande espanto fui parar ao balcão de mulheres que estava apinhado, quente, e com mulheres num estado que nem conto aqui. Meia-hora mais tarde fui atendida, a médica ficou incrédula ao ver-me ali e não percebeu porque me tinham encaminhado. Eu respondi que eu é que não sabia de certeza. Mediu a tensão, viu os batimentos cardíacos e disse que 110 era muito normal. Fiquei esbugalhada a olhar para ela (com certeza nunca teve o coração assim em repouso), pediu um electrocardiograma. Estava normal, mas ainda assim chamou a cardiologista que veio falar comigo. Disse que estava tudo bem e para eu ir para casa tomar chá :S. Enviaram-me de novo à obstetrícia. Chegando lá disse que na urgência me tinham dito que não sabiam porque me tinham enviado para lá, que não achavam a VS alta.

Conclusão: às 17h a médica escreveu um papel a autorizar a marcação de uma consulta para ela. A partir de agora é ela que me vai seguir e será quem me fará o parto. Ela quer investigar este cansaço, a falta de ar tão grande e a taquicardia. Diz que pode ser ansiedade a provoca-la, com pode ser a infecção a provocar a ansiedade. Certo é que a infecção existe.

Uma coisa foi boa, passei já para uma obstetra.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

!

Ai a minha cabecinha!
Tenho dias. Dias em que ando muito bem, outros que nem tanto. Continuo de baixa e assim vou ficar até ao final da gravidez. De vez em quando tenho umas dorzitas mas nada de especial. Ultimamente tenho-me sentido febril, mas quando meço a temperatura ela ronda os 36,8, só ontem deu 37,3 e depois de um benuron baixou. Ainda assim sinto-me com febre. Ainda agora estou com suores frios e dor de cabeça, e tive de tomar benuron. Preocupa-me. Amanhã vou à médica mas de qualquer maneira decidi marcar consulta num obstetra particular. Não quero saber, vou fazer 30 semanas e há coisas que me preocupam bastante: o facto da médica não me ter mandado fazer a curva glicémica das 3horas, depois de na 1ªhora me ter dado um valor de 149; esta anemia que tenho a sensação que está bem pior, sinto uma fraqueza e uma fadiga enormes; e a tal infecção que não se sabe de onde vem mas que existe e agora este estado febril. Estou furiosa, mesmo furiosa, porque eu conheço o meu corpo, sei como me sinto e a médica olha-me com um ar e diz que eu estou a precisar do colo da mãe (estupefacção!) Tenho saudades, muitas saudades da minha mãe, é verdade, mas bastou-me dizer isto uma vez que passou a ser a causa de tudo.

O Pedro às vezes prega-me umas partidas valentes. Hoje por exemplo, desde que acordámos às 9h que só se tinha mexido uma vez e muito levezinho. Só agora resolveu dar o ar da sua graça. Confesso que isso e deixa apreensiva, sei que tenho de ter calma mas se até à noite não o sentisse mais passava-meeeeeeee!

Outro assunto:

Não percebo nada destas coisas. Refiro-me a ver várias pessoas a privatizar ou a fechar blogs por causa de outras pessoas. Mas será que que há gente que não tem nada para fazer?!? Sempre pensei que as novelas tinham o papel fundamental de fazer distrair as pessoas do seu quotidiano , de terem assim a oportunidade de comentar a vida de outras, de julgar etc, mesmo que sejam apenas personagens. Mas não, há pessoas que definitivamente não têm vida própria, são profundamente desinteressantes e como tal precisam falar dos outros, cuscuvulhar etc e tal.

Garanto que não estou a falar de nenhum blog em especial, até porque não sei as razões reais para que as blogeiras os privatizem (e nem tenho nada a ver com isso), mas é algo que se verifica, e mais uma vez é uma pena do caraças. As pessoas vivem cada vez mais de uma forma isolada e solitária, e o mundo virtual caminha também ele para isso. Tem de se bater à porta e pedir licença para entrar e esperar que do outro lado confiem e nós e nos abram e deixem entrar. Dantes as portas ficavam abertas aos vizinhos, havia confiança. vontade de partilha...hoje reina a desconfiança, o medo e a solidão.

Penso que daqui a uns anos cada vez mais pessoas vão sofrer com isto. A vida está dificil, precisamos trabalhar cada vez mais para termos o mínimo de conforto e quando atingimos o tal mínimo e nos podemos dar ao luxo de uma pequena extravagância, há sempre um olho invejoso à espreita, com vontade de criticar e apontar o dedo. Outra coisa que tenho constatado são as conversas e o tempo destas quando toca à vida de alguém. E então é assim: a conversa pode demorar 2h quando o assunto é dizer MAL desse alguém; ou 8min quando o assunto é falar BEM de alguém. Fabuloso não é?

Conclusão: é uma falta de auto-estima e frustração tão grande que a maioria das pessoas só se sente bem a pensar que alguém tem uma vida pior que deles.

GET A LIFE! É o que me apetece dizer-lhes!

P.S. Vejo montes de pontinhos, de luzinhas ou lá o que é isto...acontece-vos?

P.S.2 Quem me poder dar uma sugestão de um bom obstetra na zona de Lisboa eu agradecia muito!

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Acabou-se o que era doce

Ontem ao final da tarde, e depois de vários dias com dores e contracções, assustei-me. Tive várias contracções seguidas e decidi que não era altura para "ver para crer" e fui às urgências. 1ª fase: toque (tudo bem, colo do útero fechado). 2ª fase: CTG, análises e esperar. 3ª fase: ecografia para ver o liquido amniótico. Resultado das várias fases: Liquido bom, colo do útero fechado, contracções seguidinhas...Conclusão: soro :(

Eram quase 2 da manhã quando saí de lá, com 2 furos nos pulso e mão (sim porque a enfermeira rebentou-me uma veia) e com recomendação de repouso e nada de trabalho.

Esta manhã já fui à médica que me deu a baixa de 12 dias mas que será renovada até ao final da gravidez. Não tenho de estar na cama, mas não posso conduzir e se voltar a ter contracções seguidas tenho ordens para só me levantar para ir à casa de banho.

No fundo, nada disto foi novidade para mim, conheço o meu corpo, sei quando algo não está bem e tantas dores não poderiam ser coisa boa, no fundo estava-me a saber tão bem voltar a poder fazer coisas que andei a adiar o inevitável.

A ver se melhoro...!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Camisas de dormir e outras coisas mais

Estou a viver um "drama"! Ando a ver as camisas de dormir para levar para a maternidade e como eu já adivinhava são todas horrorosas. Pior, além de horrorosas acho-as deprimentes, a lembrar as camisas de dormir que se usavam há dezenas de anos, com uns padrões que sinceramente... Eu preferia levar um pijama, tipo de homem, com camisa, mas não sei se as calças vão "chatear". As camisas bonitas que encontro têm dois defeitos: 1- não me servem (porque será?!?); 2- não têm botões.

Outra coisa que ainda não encontrei que gostasse e achasse que valia o dinheiro foi a malinha do bebé. Deve ser de mim, devo ser muito esquisita...

De resto ando bem disposta sinto muitas vezes contracções e também tenho andado com umas dores bem incomodas, principalmente depois de um dia a dar aulas. Ando a pensar se devo telefonar à médica a expor a situação. Por um lado gostava de continuar a trabalhar por mais uns tempos, ficar parada deixa-me mole, sem energia...por outro lado há dias em que me sinto mesmo muito cansada e com dores que até me custa a andar.

A única coisa que é realmente desagradável é a pressão da bexiga. Num minuto não tenho vontade nenhuma de fazer xixi, no outro e de repente vem uma vontade tão grande que não dá para esperar.

Ando sem vontade de comer, muito enjoada o que não é nada bom por causa da minha anemia. Mas agora como e fico mesmo muito enjoada com vontade de vomitar e tudo, um terror.

Agora um episódio engraçado (mas que não teve piada nenhuma): na 3ª feira choveu muito e eu não tinha guarda-chuva. Saí do carro para entrar na escola e mal atravesso a rua cai uma carga de água imensa. E qual não foi o meu impulso? CORRER!!!!! Dei 2 passos de corrida e vivenciei uma sensação muito estranha e assustadora...cada passo que dei parecia que as minhas pernas se afundavam no passeio e perdi as forças nelas. Fiquei mesmo assustada porque mais uns 2 passos e caía redonda no meio do chão. Achei-me tão estúpida, irresponsável e parva na altura, mas aquilo aconteceu sem eu pensar, foi como se a minha memória levasse o meu corpo a reagir assim de forma instintiva. O episódio foi engraçado 1º porque felizmente não aconteceu nada, e 2º porque imagino a minha figura de cachalote a tentar correr.

Beijocas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Noticias várias

Olá a todas. Em 1º lugar quero pedir desculpa por não deixar comentários nos vossos blogs, tenho-vos visitado mas muito de fugida. Prometo começar a ler-vos com mais calma.

Análises: a boa notícia é que de todas as análises esquisitas que a médica pediu para fazer para descobrir a causa da infecção, todas deram negativo. Outra boa noticia é que como ela não sabe o que provoca esta infecção vai-me mandar para o obstetra do Hospital. Assim fico mais descansada e posso fazer as perguntas que quiser e expor as minhas dúvidas.

Quartinho: vou seguir os vossos conselhos e vou ao IKEA, mas entretanto fui à Zippy e vi lá umas caminhas desta marca e da marca Trama bonitas e não muito caras.

Entretanto a mãe do meu namorado ofereceu-me uma almofada de grávida e de amamentação. Dizem que ajuda muito à noite para dormir, mas também já li relatos diferentes. Vou experimentar e depois digo se é bom ou não.

A minha barriga parecia que tinha estagnado, mas de repente deu um salto enorme e está uma bola, com o Pedro lá dentro a fazer Kick-boxing! Sinto várias vezes a barriga ficar dura, não totalmente, só em algumas partes e na parte de cima e é terrível quando estou com vontade de fazer xixi e o Pedro resolve abanar a minha bexiga, faço figuras tristes na rua porque nessas alturas não consigo andar direita.

O meu namorado já me "goza", diz que ando de perna aberta e a balançar-me para os lados :)

A chegar às 27 semanas ando assim...bem disposta, a dormir melhor, pesada, já uso meias de descanso para não inchar e já me custa subir escadas de uma vez só.