quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O Parto

Dia 6 de Janeiro, ao contrário dos outros dias, o Pedro resolveu mexer-se menos. Para ficar tranquila fui às urgências para fazer ctg. Já não me lembro das horas, mas era final da tarde ou principio da noite. Fiz o toque, meio centimetro, e segui para ctg. Como em tantas outras vezes, acusava contracções, muitas e regulares, mas nada de dores. Por volta das 22h a médica chamou-me e disse "vai ficar internada...mas não é para nascer hoje. Fica cá a noite monitorizada e amanhã induzimos". "Como???" - pânico total. A enfermeira veio introduzir-me o famoso clister e mandou-me para o banho. Pouco tempo depois estava de bata e a entregar o saco com as minhas roupas ao papá que se encontrava à espera.



Levaram-me para a sala de partos, colocaram-me o soro, ligaram o ctg e chamaram o pai. Era meia-noite (mais ou menos) quando ele entrou. Imensas contracções (mais de 100%) e nada de dores. Passaram-se umas 2h e a enfermeira disse para eu tentar descansar porque o dia ia ser longo. (Esqueci-me de dizer que quando entrei para a sala de partos me deu um valente ataque de choro, de nervos, ansiedade, enfim...). O pai foi para casa tentar descansar e eu fiquei ali a olhar para o tecto, literalmente, a noite toda. Muito desconfortável, sem me conseguir mexer porque sempre que o fazia o ctg apitava.



Às 10h liguei ao pai e disse para vir, já estava farta de estar sozinha e confesso que várias vezes durante a noite me arrependi e ter ido às urgências. Pensei que se calhar mais um dia ou dois e ele nasceria sem ser induzido e porque só me lembrava de todos os casos que tinha lido de outras mamãs que diziam que a indução era bem mais dolorosa.



Meio-dia, o papá comigo, munida de revistas e um livro, contracções ao rubro, entra uma médica (ou seria um médico? lol) que me faz o toque e constata que está tudo na mesma. Indução no soro! Pânico! Novo ataque de choro só de imaginar que viriam aí as dores. Mas...NADA! Contracções atrás de contracções, a enfermeira a perguntar se não tinha mesmo dores, que as contracções estavam altíssimas, e eu nada.



14h - Aumentaram a dose para indução. E...NADA!



16h, novos médicos. Uma médica faz toque e diz que está tudo na mesma. Um outro médico, mais velho, diz que é melhor rebentar as águas senão nunca mais sairíamos dali.



Amigas...a coisa doeuuuuu, e doeu mesmo. Antes de rebentar as águas a médica fez-me um toque tão violento que eu quase trepava pelas paredes, e não relato pormenores porque são trerriveis. A partir daí as contracções tornaram-se dolorosas. Valeu-me a mão do meu namorado e a minha experiência em respiração abdominal (não fosse esta a minha área) e relaxamento. As dores eram perfeitamente suportáveis porque eram espaçadas as lembro-me de pensar que se a epidural não chegasse (mal rebentaram as águas mandaram chamar o anestesista) não aguentaria aquelas dores se se tornassem seguidas.



Estive assim 2h, por volta das 18h chegou um anestesista porreirissimo. Explicaram-me tudo, que não me podia mexer um milímetro durante a administração e eu confesso que fiquei assustada - "como raio ia eu não me contorcer se viesse uma cotracção?!?" - agarrei firmemente as mãos da enfermeira, digamos que lhe deixei as mãos quase roxas lol (ela só se ria) e foram-me explicando todos os passos e o que ia sentir. Não foi agradável, nada mesmo, não doeu, mas senti uma pressão horrivel. Deixei logoooooo de sentir dores. Um leve formigueiro nas pernas e sobretudo uma grande moca. Disse à enfermeira que naquele estado não ia conseguir jamais fazer força, que estava realmente mocada e até a sentir-me mal, a ver tudo à roda. Efeito da anestesia. Quando passou esta fase fiquei óptima, com um leve comichão no corpo e um bocadito de frio.

Duas horas depois, com muita galhofa pelo meio (estavam lá imensas estagiárias) disse à enfermeira que as dores estavam a começar a vir. Fez-me o toque - 5cm - e reforçou a dose de epidural. Eu disse outra vez que se fosse para me voltar a sentir daquela forma que não sabia se queria, mas claro, tudo menos as dores. E...grande moca outra vez! Um horror. Uma hora depois disse à enfermeira que estava a sentir um leve pressão. Disse isto a rir. Disse "sabe, tenho a sensação que a dilatação está praticamente feita". Mais um toque, 8cm. Pediu para não fazer força para já. Preparou tudo calmamente e disse "tenho de fazer este parto às escondidas porque está aqui uma médica de olho no seu parto". Respondi eu: "então, é bom que ela não saiba que o bebé está quase a nascer porque quem me vai fazer o parto é você!". (eu adorei esta enfermeira parteira e de todas as horas que esteve comigo foi incrível, de um profissionalismo, sentido de humor e muito carinhosa. Não imaginava ninguém melhor naquela altura).

Entretanto diz que me vai reforçar a epidural. Medo, muito medo. Disse-lhe que dessa forma não ia conseguir ter força. Ela disse que esta dose não dava fraqueza. Meu dito meu feito.

15min depois: "Faça força sempre que sentir vontade". Entraram as estagiárias. Éramos só mulheres e o pai, ihihih. Pedi ao pai para me segurar no pescoço. Não tive aulas de preparação, mas sei que não se deve fazer força na cabeça (não adianta nada). Fiz força sempre como se estivesse a cagar (literalmente lol) e depois de vários puxões sinto a cabeça a sair e o que ouço é a coisa mais incrível do mundo. Logo ali ouvi o meu bebé e foi uma emoção tão grande. Estava descansada porque depois de sair a cabeça a enfermeira pediu para não fazer mais força. Deu ali umas voltas e saiu todo. Um alivio imediato e o meu filho no meu peito. Enorme e lindo! Fiquei imóvel a olhar para ele. Ainda sinto a sensação do 1º toque na pele dele. O pai cortou o cordão e levaram-no ali mesmo para o meu lado para o limparem e fazer os testes.

Coseram-me e eu não senti nada. Estava absolutamente mergulhada no meu filho.

Foi um parto lindo, sem gritos nenhuns, com muita concentração, com a presença sempre do pai e um trabalho exemplar de todas as equipas que passaram por mim (3), mas sobretudo a última que foi espectacular.

E claro, foi no Hospital de S. Francisco Xavier, que já tem fama de ser 5* e tem o proveito!

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

3 semanas!

O Pedro está enorme e pesado,já faz dor o braço! Esperneia por todo o lado, tem uma força incrível nos braços, pernas e pescoço. Continua a dar valentes cabeçadas no ar!

É um verdadeiro cusco, olha para todo o lado, fica muito atento a olhar para os bonecos do mobile e volta e meia já tenta tocar-lhes.

Chora que se desgoela, levando a mamã aqui ao desespero às vezes. Ora são cólicas, ora é porque está aborrecido, ora é fome, ora é porque a mamã se ausentou 2min para fazer xixi!!!!!!!

( Às vezes só me safa mesmo o aero-om na chucha! Quero lá saber que não se deva fazer tal...é o meu melhor amigo lol!)

Hoje foi dia de estrearmos as fraldas reutilizáveis:

5* até agora. 1º vesti as naturalbaby com 2 absorventes, mas pelo resto do dia usei as bumgenious e apenas com 1 absorvente e correu tudo maravilhosamente. Confesso que estava com receio e até um pouco preguiçosa. Pensei que ia ter fugas atrás de fugas...nem uma!
O Pedro ficou inclusive 8h com uma bumgenious, com 1 absorvente ( das 20h30 até às 4h39...pois é, adormeci às 23h30 e o desgraçado ficou este tempo todo sem mudar a fralda) e surpresa das surpresas não saiu nada para fora e a pele dele estava óptima, como se nada fosse. Estou muito satisfeita.

Amanhã é dia de médico no centro de saúde. Temo que vá dizer que está gordo. É que este bebé é um guloso de primeira, come, come e come e mais houvesse mais comia. Para terem uma noção come 120ml, e já o faz há mais de 1 semana. A pediatra disse para não deixar passar daí e por isso muitas vezes ele fica a olhar para nós de sobrolho franzido lol!

Deu-me um verdadeiro sorriso, até os olhos sorriram. Não foi reflexo e não imaginam a sensação incrível que foi. A mim deu-me um ataque de riso ao vê-lo sorrir. Foi mesmo lindo.

E agora uma pergunta às mamãs que tenham um esterilizador eléctrico da Avent:

Estou um pouco desiludida, fica muito sujo e diz lá para só limpar de 4 em 4 semanas. Mete-me confusão. Como fazem?

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

10 dias!

Em 1º lugar, obrigada a todas :)

Bem, o Pedro está enorme e gorducho. Come imenso, tem algumas cólicas horrendas e nessa altura eu e o pai passamos uma boa hora à volta dele a fazer umas boas massagens. Ele acalma e faz uns cocozitos. Já é um grande cusco, olha para todo o lado, fixa o olhar muito atento e faz umas caretas lindas.

Eu, ando cansada (adormeço de olhos abertos durante o dia literalmente) mas muito feliz. Às vezes é exaustivo mas compensa sempre. Sinto-me por vezes vazia e com uma solidão enorme mas começo a perceber que é comum em todas nós.

Perdi 12kgs, já só me faltam 18 LOL!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dúvidas e mais dúvidas

Tenho dúvidas quanto à quantidade de roupa que visto ao Pedro.

Em casa (por agora apenas está no nosso quarto), com o quarto aquecido eu visto-lhe a roupinha interior, umas meias e o babygrow e cubro-o com uma mantinha. Será pouco? Para dormir pré-aqueço a caminha com botija, ponho uma manta por baixo, tapo-o com mais uma mantinha e depois cubro com o lençol e mais 2 mantas.

As mãos dele estão sempre frias, mas não queria por luvas porque ele gosta de levar as mãos à boca e com luvas deixa de ter sensibilidade. Tenho horror de vesti-lo muito mais do que isto porque não quero que tenha muito calor.

Não sei se estou a fazer bem :S

Outra dúvida é em relação à posição de dormir: hoje fui à pediatra ( não gostei muito dela, não falou com o Pedro, não inter-agiu, nem sequer disse "olá Pedro") e ela disse que ele deve dormir de barriga para cima. Na maternidade as enfermeiras colocavam-no sempre de lado e já ouvi opiniões divergentes. Eu tenho-o posto sempre de lado, mas agora fiquei sem saber o que fazer.

Como fazem, mamãs?

HELPPPPP!

Desde que o Pedro nasceu que não tenho leite. Entretanto na 3ª feira senti o peito ficar mais duro e reparei que estava com um bocadinho de leite. Tentei dar a mama mas ele não quis e nem sequer lá chegou perto...tentei estimular com a bomba mas sairam umas gotinhas. Estou aqui que não sei que fazer. Ele não pega e não tenho o suficiente para tirar com a bomba. Já estou a ganhar uns carocinhos na axila direita e sinto-me febril. Devo secar o leite?

HELPPPPP!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Era uma vez um sopro!

Pois é, é com muita alegria, felicidade que hoje venho cá dizer que o sopro desapareceu. É realmente comum em recém-nascidos, há até crianças que demoram mais tempo até que o sopro desapareça, mas o meu Pedro valentão e lindão já não o tem. Foi mesmo só à nascença e já fechou. Fomos hoje à consulta com um dos melhores especilaistas do Hospital Santa Cruz, fizemos electrocardiograma e ecocardiograma e finito!

Que felicidade!

Beijinhos

domingo, 11 de janeiro de 2009

NASCEU!

Olá, o Pedro nasceu no dia 7 de Janeiro às 22h15, de parto normal e no meio de muita boa disposição. Fui seguida por uma equipa fabulosa no Hospital S. Francisco Xavier e correu tudo lindamente.

O Pedro nasceu com 3795Kgs e 49cm.

Os dias que se seguiram no hospital é que foram menos agradáveis. Não tenho colostro e ele passou literalmente fome. As enfermeiras insistiam para lhe dar mama mas ele rejeitava. Foi muito cansativo porque ele chorou horas e horas seguidas.

No dia da alta a pediatra diagnosticou-lhe um sopro no coração e amanhã já temos ecocardiograma marcado.
Claro que estou com os nervos à flor da pele, e por mais que a pediatra me tenha dito que não é nada de alarmante e que é até comum em recém-nascidos, a verdade é que enquanto não vir com os meus olhos que está tudo bem não desanso.

Ele é lindo, maravilhoso...acho impressionante ter feito uma coisa assim, lol!

Beijinhos a todas

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

...continuamos na mesma

Umas dorzitas aqui e ali continuam, as contracções essas praticamente não dão descanso. O bebé mexe-se imenso e às vezes causa um certo desconforto e algumas dores aqui à mamã, principalmente na zona da bexiga. Às vezes parece que chegou a hora mas como já sou "expert" no assunto, deixo-me estar e acaba por passar e assim não tenho de ir ao hospital com falsos alarmes. Gostava muito que ele nascesse por si e que a indução não fosse necessária.

...continua a ser isto!