quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Dúvidas e mais dúvidas

Tenho dúvidas quanto à quantidade de roupa que visto ao Pedro.

Em casa (por agora apenas está no nosso quarto), com o quarto aquecido eu visto-lhe a roupinha interior, umas meias e o babygrow e cubro-o com uma mantinha. Será pouco? Para dormir pré-aqueço a caminha com botija, ponho uma manta por baixo, tapo-o com mais uma mantinha e depois cubro com o lençol e mais 2 mantas.

As mãos dele estão sempre frias, mas não queria por luvas porque ele gosta de levar as mãos à boca e com luvas deixa de ter sensibilidade. Tenho horror de vesti-lo muito mais do que isto porque não quero que tenha muito calor.

Não sei se estou a fazer bem :S

Outra dúvida é em relação à posição de dormir: hoje fui à pediatra ( não gostei muito dela, não falou com o Pedro, não inter-agiu, nem sequer disse "olá Pedro") e ela disse que ele deve dormir de barriga para cima. Na maternidade as enfermeiras colocavam-no sempre de lado e já ouvi opiniões divergentes. Eu tenho-o posto sempre de lado, mas agora fiquei sem saber o que fazer.

Como fazem, mamãs?

6 comentários:

Patrícia Teodoro disse...

Olha eu coloco a carochinha de lado quando mama para no caso de bolsar não se engasgar!acho que é a psoição mais segura. Relativemente à roupa em casa bisto body, babygrow e pantufinhas!Envolvo-a numa manta e tem mais um lençol e duas mantinhas. as mãos e pes estão sempre frios por causa da menor irrigação que estes membros tem. espero que tenha ajudado.beijos grandes

Patrícia Teodoro disse...

Estou a dar à colher...numa colher de café vou coloco o líquido e vou-lhe dando...ela pora acaso gostou coloca é um babete que aquela coisa mancha a roupa toda...dei 10 minutis antes da mamada...amnhã vou dar de manhã e a noite,vamos lá ver

Anónimo disse...

Olá querida mamã, como estão vocês?Já conseguiste tirar algum leite e diminuir o incómodo?
Quanto às tuas questões:
a) A Joana, como sabes, nasceu em finais de Outubro. Mesmo com o quartinho aquecido, eu vestia-lhe um babygrow, calcinhas e um body. Experimenta vestir ao Pedro um babygrow e observar as mãos. Elas estão apenas frias? E as unhas, têm alguma coloração? A Joana, por acaso, sempre reagiu bem às luvas, nunca teve mãos frias;
b) Quanto à posição para dormir, eu sempre privilegiei a de barriga para cima ou então de lado.

Por último, se não gostaste muito da pediatra, muda, se puderes, claro. É que será ela a acompanhar o Pedro durante muitos anos e temos que ter uma relação de confiança, segurança e empatia com quem segue os nossos filhos...
Beijinhos,espero ter ajudado :-)
Bom fim-de-semana, Sofia,Pedro e Joana

Vânia e Mariana disse...

Em relação a roupa não sei se estaras a fazer bem ou mal, mas sei que deves ter em atenção ele não deve ter frio mas calor também não!!! :)Se a casa esta aquecida, não sei se não será muita roupa, mas penso que pouca não é de certeza!!! :)

Quanto a dormir, ouve-se de tudo, as opiniões são muito contraditorias....Mas Segunda posso perguntar as enfermeiras que me dão aulas e depois digo-te!!!:)

beijinhso,

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
liliana disse...

Como as mamãs já te disseram, as opiniões divergem muito quando se trata da melhor posição para deitar o bebé. Eu opto por colocar o Francisco de lado, porque foi assim que me ensinaram no hospital. No entanto, também o deito de barriga para cima (como aprendi nas APP), já que os bebés rodam a cabecinha, não havendo possibilidade de se engasgarem e de poderem bolsar "de lado".
Quanto à roupinha, o Francisco tem sempre vestido um bodie, calcinhas, meias quentinhas (ou carapins) e um babygrow. Depois, embrulho-o numa mantinha polar. Tenho a casa aquecida nos 19º/20º (tendo já chegado aos 21º/22º nos dias de mais frio). Quando o deito, mantenho-o embrulhado na manta polar e coloco-o debaixo dos lençóis de algodão e com um cobertor dobrado ao meio.
As mãos (os pés muito raramente) estão sempre frias exactamente pelo motivo que a Patrícia apontou.

Beijinhos