quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Uma Mãe mais do que IMperfeita!

Moi!

Pois bem, amanhã o meu filho faz 1 ano e é tempo de balanço. Não me vou vangloriar como mãe, não sou a mãe tipica.Podia estar para aqui a falar das peripécias, da simpatia, dos risos, do crescimento e do amor que sinto por ele, mas não o vou fazer. Vou antes falar das minhas enormes imperfeições como mãe, aquelas que fariam corar uma mãe (per)feita, aquelas que farão com que alguém chame a segurança social para investigar o meu caso LOL!

Assim, cá vai, mesmo correndo o risco de ser achincalhada em praça pública (Por favor atirem pedras mas poupem-me à tortura de ser queimada viva e à ansiedade de não saber quando o carrasco vai dar o golpe e flap...a minha cabeça a rolar e tudo a bater palmas)

Pensamentos:

- durante este primeiro ano tive pensamentos assim: "quem me dera emigrar para a Jamaica, trabalhar numa barraquinha de praia e esquecer que tenho familia"; (diversas vezes)

- pensei várias vezes em como é possivel alguém sobreviver a gémeos sem recursos a uma ama a tempo inteiro

- como quis um Ambrósio para me fazer o serviçinho todo

- tive a certeza absoluta que não me esforcei a 100% e fiz um esforço enorme para não me recriminar

- tantas vezes pensei que é preciso ter uma paciência de Santa para aturar crianças

- e ainda: "eu meto-me em cada uma"

Atitudes:

- Preguiça para lhe fazer a comidinha, tendo recorrido à papa ou até mesmo ao boião da fruta

- Sair mais cedo da escola e em vez de o ir buscar logo aos avós, vir a casa tirar uma soneca

- Não ir trabalhar e em vez de ficar com ele levá-lo na mesma aos avós e MENTIR-LHES ahhhhhhh ehhhhhhhhhh ihhhhhhhhhhhhhh (estou a enlouquecer pq estou mesmo a ter um ataque de riso)

- Esquecer-me mil e uma vezes de lhe dar o Vigantol e às vezes lembrar-me e não dar por preguiça

- Dar-lhe 3 bolachas Maria seguidas SÓ para o ter distraido

- Ouvi-lo choramingar de manhã,lá do quartinho dele, e fazer de conta que não ouvia só para dormir mais um bocadinho

- Rir a bandeiras despregadas com o beicinho dele, mesmo vendo que ele estava triste (mas é que fica tão lindo)

- Passar-lhe à frente do nariz um cheirinho de comida boa, tipo chocolate, vê-lo a abrir a boca, a salivar por tal coisa e eu não lhe dar (não lhe dou doce nenhum, muito menos chocolate) e ainda dizer: "cheira bem, não cheira?...pois...mas não podes comer! Vá, uma colherada desta tua sopinha tão boa sem sal"

E pronto, de resto fui uma mãe porreira, não se pode queixar. Muito colinho, muito miminho, muito beijinho, muita cócega, tortura debaixo dos braços, até o deixei morder-me várias vezes com aqueles 6 dentões que quase me arrancaram a pele.

Não sou uma mãe nem uma pessoa quiquiqui cococo pilili pololo, sou prática e o meu amor vê-se nos meus olhos. A intensidade dos meus sentimentos são sentidos através do meu corpo e não das minhas palavras. Sei que o meu abraço é mais forte que qualquer palavra, sei que quando o meu filho recebe um abraço meu se sente amado e protegido, em segurança. Tenho colo de mãe, mas não sou mãe galinha. Não me importo nada que passe uma noite fora, nos avós. E já me estou a preparar para o deixar 1 semana sózinho com a minha mãe no Porto na altura do Verão. Se tenho saudade? Se sinto que me falta qualquer coisa? Sinto pois, mas ele fica feliz que eu sei. Ele adora acordar e brincar com o avô. Ele adora deitar a cabecinha na almofada do avô. Aliás ele adora o avô.

Confesso que quanto mais ele mais cresce mais gosto de ser mãe. Às vezes dá-me um apertozinho de quando ele era bebézinho, mas nada melhor que vê-lo a palrar, a dizer mamã, cão, a dar beijinhos, a fazer festinhas, ver aquele sorriso doceeeeeeeeeee que ele tem, ouvi-lo rir e rir e rir , quais pilhas duracel, vê-lo dar os primeiros passos, tanta cabeçada que este rapaz já deu, dar-me 1 mãozinha e caminhar assim, lado a lado comigo. Eh pá, acho lindo! Não sou fanática por bebés pequenininhos. Adoro perceber como é a voz dele, como ele come "sózinho", como é um grande gozão (ok, sai à mãe) e adoro vê-lo imitar-me. Ensino-lhe coisas menos próprias, como p.ex fazer "brrrrrrrrrrrr" com os lábios, ihihih, enfio-lhe os dedos na comida para ele saber o que está a comer, e tenho o pai sempre a dizer que tem de educar a mãe, porque ele odeia estas coisas. Sério demais digo-lhe eu, uma seca, reforço-lhe eu!

Tenho um filho incrivel, essa é a verdade, e a mãe não lhe fica atrás, nas Im e nas Per feições

5 comentários:

Li disse...

És única Quica...nunca te arrependas de quem és e de como és. O Pedrinho deve-se orgulhar mto da mama que tem:)
E quem fala assim não é gago;)
Beijinho mto grande

Pcris disse...

Ai esta gaja sempre a fazer-nos rir... realmente! Beijos

Vanessa Kirnicki disse...

Podes nao acreditar mas esta e sem duvida a melhor declaracao de amor que ja li... Foi escrito com o coracao... Nao somos perfeitas, estamos todas longe disso e tudo isso que sente eu ja senti e todas sentimos...
Esta "linda" frase "eu meto-me em cada uma" ja foi tao repetida por mim... lool

Beijinhos minha linda

liliana disse...

Oh minha querida ;) Quantas vezes o meu também não tomou o Vingatol! Exactamente pelas mesmas razões que tu apontaste (no nosso tempo, ninguém tomava dada disto,...).

Passei mesmo para vos desejar um Feliz Aniversário e dar um xi piki piki ao Pedro!!!

Um grande beijinho

Igraine disse...

Obrigada pelo comentário, as coisas já estão mais calmas...

Voltei a ler o teu post e a rir-me às gargalhadas!!!

Beijoca*