sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Mimo, carinho, amor

Ouço muitas vezes frases absurdas do tipo: "ele vai ter de levar umas palmadas", "ele tem de conhecer os limites", "ele tem de ser independente"...Ora, ele ainda nem nasceu! Está aqui dentro da mamã e tem um ar tão zen, tão feliz (eu sei, visões minhas) e cá fora as pessoas a dizerem estas coisas. Falam de mimo a mais. Mas o que é isso? Isso existe? Mimo a menos existe com certeza, mas a mais não me parece. Carinho, demonstrações de amor também não. As pessoas confundem o "mimo a mais" com a falta de educação. Não sabem discernir entre uma coisa e outra. Mas o que me deixa verdadeiramente aterrorizada é a facilidade com que as pessoas falam das palmadas etc, mas nunca as ouvi dizer "vou-lhe dar tantos beijinhos, tanto miminho, tanto carinho!". Nesta sociedade continua a ser fácil falar do mal (falar mal também), do negativo. Devia educar-se pelo positivo e não pelo negativo, devia educar-se não pelo "se não fizeres isto vais ver o que te acontece", mas antes pelo "se fizeres isto vais usufruir de...". Mostrar as coisas pelo lado da felicidade e não da infelicidade. É inevitável não se sentirem tristes, frustrados, zangados, terão os pais o direito de os fazer sentir pior?

Acreditem, este não é um discurso sonhador. Não digo que sei, mas posso dizer que tenho consciência do que me espera. Acredito profundamente que o facto dos nossos filhos confiarem nos seus pais, e sentirem o apoio incondicional destes, os faz seres humanos mais seguros, confiantes e capazes. E abomino a educação que muitos ainda dão aos seus filhos e que têm como base a velha máxima "ah não sabes nadar? - (e atiram-nos ao mar para que eles se salvem)".

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Fraldas reutilizáveis

Está decidido, vou usar as fraldas reutilizáveis. Por vários motivos:

1 - Ambiental: anda uma pessoa a fazer reciclagem de lixo, a tentar cuidar do ambiente e depois toca a usar fraldas descartáveis? Não! As fraldas descartáveis demoram anossssss a decompor-se. A diferença é simples de se ver: média de fraldas descartáveis que uma criança usa 7000! média de fraldas reutilizáveis: 25!

2 - Preço - Fraldas descartáveis: 1700/2000euros!
Fraldas reutilizáveis: 400/500euros!
(as fraldas reutilizáveis duram uma média de 2 crianças, o que quer dizer que quem está a pensar ter outro filho pode usar as fraldas que já tem)

3 - Bem-estar e saúde do bebé: não precisa de creme, não fica com rabinho vermelho!
(de tudo o que li, de testemunhos de mamãs que experimentaram os 2 tipos de fraldas, todas elas são unânimes)

Vou ainda utilizar as toalhitas reutilizáveis. Para mim faz todo o sentido.

Deixo aqui uma opinião para as mamãs que são como eu: práticas, citadinas, trabalhadoras, que têm pouco tempo. Estudem estas fraldas, peçam opiniões de mamãs experientes. Estas fraldas são super práticas, não dão trabalho nenhum.

De todos os sites que já visitei o que me deu mais confiança foi o da ecologicalkids. As mães também aqui são unânimes. Pelas fraldas em si e pelo serviço pós-venda.

Ah! Vou ainda começar a usar, em vez de detergente, uma bola ecológica que se mete na maquina e lava na perfeição. Sem químicos. Custa 35euros e dá para uma média de 3 anos.

Hoje fui à minha médica e ela deu-me os parabéns pela escolha, diz que tem conhecimento destas fraldas mas pensava que não se vendiam cá.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Como ser politicamente correcta?

Este é um assunto que me tem incomodado e confesso que até me tem tirado o sono às vezes. À partida parece um pouco exagerado mas não é, incomoda-m ao ponto de ter medo de um dia destes ser bruta.

Eu, o meu filho e os outros, eis o meu problema!

Moro há 2 anos em Lisboa, a minha família e amigos estão todos no Porto, aqui estão apenas 2 amigos e o meu namorado e...a família dele. Antes de engravidar tudo corria bem, mas agora tem sido difícil. Eu não tenho o lado familiar muito desenvolvido, sou eu, a minha irmã e a minha mãe, sempre foi assim. Agora, de repente vejo-me obrigada a ir jantar, almoçar, seja o que for a casa dos pais do meu namorado (não suporto a palavra sogros e recuso-me tratá-los assim) sob pena do olhar reprovador deste. Agora que estou de repouso a coisa inverteu-se e são eles que cá vêm. Ir jantar ou almoçar com eles de vez em quando, ou eles virem cá muito de vez em quando não me aflige mesmo, o que me aflige é o sentir-me obrigada a que isso aconteça. Entretanto a mãe dele é extremamente insistente: pergunta mil vezes a mesma coisa depois de ouvir mil vezes a mesma resposta...insiste, insiste e insiste. Para mim torna-se cansativo. Depois de ouvir a resposta pergunta muitas vezes "porquê". Ora, não tenho de justificar a minha vida e as minhas opções. Ela não faz nada de monstruoso ou de mal, são pequenas coisas que mexem comigo, principalmente inquieta-me saber que tenho de estar alerta porque senão ela vai entrando, entrando e entrando. Não queria nada que isto estivesse a acontecer, mas está-se a tornar mais forte do que eu. Hoje, a minha mãe veio jantar cá a casa, já não a via há 2 meses. O meu namorado diz que quer convidar os pais para virem também (os nossos pais não se conhecem), disse-lhe automaticamente que não justificando que não estava com a minha mãe há muito tempo e que queria estar à vontade. A resposta: "ninguém te vai tirar a tua mãe". Eh pá...passei-me...passei-me e respondi "desculpa mas isso não vai acontecer e há uma coisa que tens de perceber, a minha família não é igual à tua e tens de respeitar isso"! Bolas, bolas, bolas! Fiquei a rebentar por dentro, porque não tinha nada de fazer aquele comentário tão despropositado. Custa-me, custa-me mesmo que não me entenda e que no fundo me critique só porque não tenho e não quero ter uma família socialmente "correcta". A verdade é que quando a minha mãe chegou eu disse-lhe que me tinham feito essa proposta de jantar e ela respondeu sem pestanejar: "mas eu raramente cá venho, gostava de estar só contigo". Lógico! Óbvio! Claro como a água! Não me venham dizer que estar com os pais do meu namorado que nem sequer conhece é igual a estar só comigo...

Bom, mas o que realmente me preocupa é o pós-nascimento. Preocupa-me o ter de ir a casa deles todos os fins de semana (nós os 3 precisamos de passear, de estar sozinhos, de estar com amigos, de ganhar energias, etc etc). Recuso-me a lá ir todos os fins de semana.

Preocupa-me eles quererem cá vir logo após o bebé nascer.

Preocupa-me o insistirem em ficar com o bebé, mesmo depois de dizer "não".

Preocupa-me o "eu sei e tu não sabes...", o "não é assim que se faz...", no fundo darem opiniões sem lhes perguntar nada. O bebé vai para o infantário logo aos 6 meses e sei que vamos ser questionados e mais uma vez não me apetece justificar...

Estou aqui a falar só dos pais do meu namorado porque com a minha mãe posso eu bem. Qualquer coisa que não me agrade eu digo, sou sincera e directa.

Como fazer as coisas sem que ninguém saia magoado? Como fazer as coisas sem que eu também esteja sempre a engolir tudo? Como fazer as coisas sem que um dia destes me saia um grito descontrolado "NÃO SE META NA MINHA VIDA!". ??????

Eco morfológica

É bom que hoje ninguém se meta comigo porque estou numa fúria!

Tive de fazer esta eco numa clínica diferente porque a habitual está de férias, e fiquei pior que estragada. 1º aquilo tem um mau aspecto que só visto, depois o médico que me atendeu só ao murro, aliás devia mesmo ter-lhe enfiado um valente murro porque só assim me passava esta raiva.

A eco não demorou mais de 10min, não ouvi o coração, não registou o nº de batimentos cardíacos. Rapidamente lá foi falando dos orgãos, mas meio entre dentes. A certa altura sem me avisar, sem dizer nada dá-me com o ecógrafo violentamente na zona do umbigo (mas mesmo violento) e diz "pronto, se não queres mostrar não mostras". Lá percebi que ele estava a tentar ver qualquer coisa (mais tarde percebi que era o coração) e que pela posição não dava para ver. Bem, passei-me, mandei um berro e disse-lhe que esperava que me avisasse para a próxima, mostrando mesmo que tinha ficado f********!

Depois disse "pronto, já está, vai ficar incompleto porque não consegui ver o coração". Estava quase a desligar aquilo quando diz: "eu vi os rins e a bexiga?" Bem, nessa altura caiu-me tudo. O gajo não tinha visto!!!!!!!!!!! E para finalizar houve ali quase uma "discussão" entre ele e meu namorado porque o médico perguntou se queríamos saber o sexo, nós dissemos que é menino e diz o médico "ah sim? de certeza? Qual é a preferência?" E diz o meu namorado "nenhuma" diz o médico "tem de ter preferência" e diz o meu namorado "pois, mas não tenho mesmo" e diz o médico "desculpe mas tem de ter". Bem, aquilo repetiu-se e repetiu-se e repetiu-se...até que disse "É um menino" Dahhhhhhhhh!

Só sei que saí com uma brutal dor de cabeça que dura até agora. E fiquei toda contente por a eco estar incompleta, assim a médica vai passar outra e vamos ao sitio do costume.

Só sei o peso do bebé: 417gr (não sei o comprimento)

Sei que tudo que foi visto está normal.

domingo, 24 de agosto de 2008

Começou a ansiedade

Lá veio ela em força...Na 3ª feira é dia de eco morfológica. Esta noite eram quase 6 da manhã e ainda olhava para o tecto. Aproveitei para fazer pesquisas e mais pesquisas sobre as fraldas reutilizáveis em vários sites, ver várias marcas, tentar perceber a diferença entre elas etc. Não estava a perceber porque não conseguia adormecer até que comecei a pensar e liguei as coisas. Hoje o meu estômago já não está famoso, sinto aquele nó, e o meu coração voltou a bater muito rápido depois das refeições (não é nada agradável). Para piorar o meu bebé mexe-se muito pouco. Não percebo. Houve uns dias que senti bem, até mesmo os pontapés, agora desde ontem que não sinto nada. De vez em quando sinto umas batidas na barriga, não são iguais aos pontapés, parece o coração, mas na barriga... :S

Como estou de repouso absoluto por causa das contracções começo a fazer filmes e acho que fico mais ansiosa por isso.

Estou de 21 semanas, é normal não sentir o bebé muitas vezes?
Tenho muito corrimento, às vezes passa-me pela cabeça que possa ser liquido, porque acontece ficar com as cuecas bem molhadas.

Bem, a ver se passa este stress. Nunca mais é 3ª para ver tudo e mais alguma coisa!

sábado, 23 de agosto de 2008

O nome :)

Finalmente o nome está decidido!

Estávamos indecisos entre 2: Pedro e Francisco.

O escolhido foi Pedro. Gosto muito, é um nome forte, rápido, e não corre os riscos de diminutivos (coisa que não gosto). Para além disso sempre que falo com o meu filhote vem-me sempre 1º o nome Pedro. Por último e muito importante, foi o único nome que eu e o pai concordámos sempre.

A partir de agora lhe posso chamar pelo nome. Estou feliz!

A receita do bolo de chocolate

A pedido da Liliana que pelos vistos também é uma grande gulosa como eu :)

6 ovos
1 chav açucar
2 chav farinha trigo
1 colher sopa fermento
2 tabletes chocolate culinária
margarina

Fiz o bolo ao contrário

(começar por derreter 1 tablete de chocolate com 1 colher de sopa bem cheia em banho-maria)

Bater as claras em castelo, adicionar as gemas. Envolver bem. Misturar o açúcar e envolver bem. Adicionar a farinha, o chocolate e a manteiga derretidos, o fermento e misturar tudo. No final por 8 quadradinhos de chocolate de culinária e mexer sem os desfazer.

Colocar numa forma untada com manteiga e farinha. 25min depois está pronto.
Por o chocolate ainda quente em cima do bolo, deixar arrefecer e frigorífico.

(cobertura: derreter o chocolate com uma colher bem cheia de margarina em banho-maria.
Eu faço a cobertura só quando o bolo está cozido))

E já está :)

Bom apetite!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

O meu bebé e o bolo de chocolate

Esta tarde resolvi fazer um bolo de chocolate. Um bolo maravilhoso!

Comi 2 fatias ainda estava morno. Mal acabo de comer, este meu marotinho que pelos vistos é um grande guloso deu-me uns valentes pontapés perto do umbigo. Foi a 1ª vez que vi a barriga a mexer :) (de referir que este marotinho andava bem sossegadinho há dias e andava a deixar a mamã até meia tristinha por não o sentir a toda a hora )

Estava sozinha em casa e deu-me um ataque de riso a imaginá-lo lá dentro todo deliciado e a lamber os lábios, ihihihih!

Adoro mesmo quando ele me dá pontapés, até fico emocionada!

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Os futuros papás

Bem, há diversos tipos de comportamento nos futuros papás. Há aqueles que passam a gravidez da mulher como se nada fosse, ou melhor, como se fosse obrigação dela dar-lhe um filho e que todas as maleitas, mal estar etc são ossos do ofício e há que aguentar. Acompanhar a mulher às consultas é coisa impensável e até mesmo ir às ecografias não é coisa para eles. Durante esses 9 meses toda a intimidade está proibida (lá vão eles às putas) e o bebé não é motivo de conversa em casa. A mulher é parideira e dona de casa. A sua função é tratar da casa e das coisas do marido e ponto final!

Depois há aqueles completamente hiper protectores. Mal sabem que a mulher está grávida é metê-la numa redoma de vidro. Nada de tocar, de mexer, o melhor é deixar de trabalhar, o sexo se calhar faz mal, contratam empregada para as lides domésticas e até lhes dão banho.

Há os considerados normais. Deliram com a notícia, dão muitos beijinhos à mulher, tocam na barriguinha, falam sobre os medos e ansiedades, acompanham às consultas e ecografias, compram o 1º boneco, dão palpites para o sexo...E acham que o sexo entre eles é benéfico.

Há ainda os fogo de vista. Deliram com a noticia, falam orgulhosos aos amigos do seu mais novo estatuto mas...a mulher que trate de tudo!

E depois há o meu :) Delirou com a notícia, orgulha-se do seu mais novo estatuto mas não anda a espalhá-lo a todos os ventos, tem um medo terrível de não ser capaz (o que para mim é sinal de que é capaz), acompanha-me a todas as consultas, ecografias e vai comigo fazer todas as análises (porque o trabalho permite claro), faz festinhas na barriga, fala com o bebé, ofereceu logo um ursinho, opina em todas as escolhas e decisões, compra-me os cremes anti-estrias.

Parece perfeito não é? Pois, mas FELIZMENTE não é. Digo felizmente porque para além de não acreditar na perfeição é coisa que não me entusiasma, acho desinteressante e não me motiva.

Ele não tira fotos à barriguinha (esquece-se), não faz massagens e trabalha tanto que não o vejo quase.
Às vezes fico triste, e fico triste porquê? (porque sou parva, porque as hormonas devem andar destrambelhadas).

Às vezes penso que me esqueço muito do que ele está a passar com a gravidez, esqueço-me que também ele precisa de carinho, festinhas na barriga...Ando tão centrada em mim própria que não me lembro de pensar: "O que irá na cabeça dele?!?"

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Adoro

Os armários
As cómodas

Os candeeiros


E...as caminhas transformáveis da KIDESIGN!

Nem me atrevo a ver os preços!





terça-feira, 19 de agosto de 2008

As várias pessoas que já encontrei

Vai aqui um breve apanhado de frases daquelas pessoas com quem já me deparei e a quem me apeteceu arrancar as unhas uma a uma:

- Aquelas que nunca estiveram grávidas: "Oh...então, tu sentires isso é normalíssimo, é mesmo assim, vais ver que depois´as coisas vão ficar diferentes...a partir do mês tal vais começar a sentir...(blá blá blá)"

- Aquelas que já tiveram os filhos há 40 anos: "O meu mais novo...mexia-se que era uma maravilha. Com 16 semanas ainda não sentes o teu mexer? Então é um grande preguiçoso...aos 4 meses o meu mexia-se tanto que a minha barriga ficava toda para um lado só!"

- Aquelas que têm preferência por um determinado sexo (mesmo sendo 1º neto, sobrinho etc): "Ah...é menino...tá bem, pode ser"

- Aquelas que de repente viraram nutricionistas: "Vais comer isso?!? Isso faz tão mal ao bebé!"

E depois aquela simples e maravilosa frase, que a sério está a dar cabo de mim...a famosa:

"ISSO É NORMAL"

É que a verdade é que eu já se que é normal e então esta resposta faz-me sentir estúpida por estar a falar daquele assunto...

Quando me lembrar de mais venho postar!

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A gelatina na gravidez

Uma boa noticia.

Nunca fui de comer gelatina, nada mesmo, nunca lhe achei muita piada, nem mesmo quando era criança. Nem sequer gosto de doces e bolos que levem gelatina no meio. Mas nesta gravidez tenho comido imensa gelatina, sabe-me bem, é fresquinha, docinha e sei que não engorda.

Mas aliado a isto tudo vi hoje uma bela notícia: a gelatina é óptima no combate à flacidez, devido ao colágeno que contém. Assim, as grávidas devem comer para fortalecer os músculos, articulações, pele.

Fiquei feliz por saber que se pode comer uma coisa que além de saber muito bem, faz ainda melhor.

"A gelatina é um alimento extraído do colágeno que, quando digerida, fornece aminoácidos importantes para reconstituição e regeneração de algumas articulações".

Blogs privatizados

Tenho visto cada vez mais blogs privatizados. Confesso que me causa tristeza. A blogoesfera deveria ser um sitio onde pudéssemos partilhar com toda a gente. Não me acredito que quem privatiza os seus blogs não goste de procurar outros novos para partilhar informação etc... Compreendo que quem o privatiza tenta salvaguardar imagens sobretudo dos seus filhos e família, e é por isso mesmo que não pretendo por aqui fotos nem minhas nem do bebé quando nascer. Acredito que aos amigos virtuais mais chegados possa enviar através de mail as fotos e assim dar a conhecer o bebé, mas até lá e mesmo depois do nascimento o blog só faz sentido para mim como local onde se desabafa, se partilha, se informa etc... Não faz muito o meu género deixar comentários nos blogs (apenas uma questão de feitio), mas há por aí alguns que gosto muito de visitar, uns pelo carinho que sinto pelas mamãs e outros porque são realmente muito informativos e explicativos, tiram-me dúvidas até antes de eu pensar que tinha aquela dúvida. Como não deixo muitos comentários, os bloguistas não sabem que ou leitora assídua e portanto quando privatizam o blog eu nunca me faço convidada a fazer parte daqueles que podem ter acesso ao blog.

Gostava muito que quem está a pensar privatizar mal o bebé nasça não o faça, é que tenho lido cada vez mais mensagens a dizer "a partir do dia tal privatizaremos o nosso blog". Gostava de continuar a acompanhar, eu própria quero continuar a vir sempre aqui escrever sobre tudo.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ai, ai, ai

Acabo de ler vários testemunhos de mulheres grávidas com o mesmo tempo que eu, que também têm dores (cólicas) e a todas os médicos disseram que é normal, que é o útero a crescer. Como o meu colo do útero está óptimo, não tenho infecções e o bebé também está bem, será que o que sinto é devido a isso mesmo? Ao útero a crescer para acomodar o bebé?

Ai, ai, ai, ai...se calhar estou para aqui deitada sem razão nenhuma, a ficar com os músculos todos atrofiados por não andar etc...

Pontapés, choques etc

Segunda-feira foi o dia em que senti o bebé mexer, mas mexer mesmo, nessa altura fiz 19 semanas e 1 dia. A partir daí não sinto mexer, sinto muito de vez em quando os pontapés, mas mexer não! Não sei se me estou a explicar bem...Ontem e hoje já nem senti tanto os pontapés :( Não percebo nada disto, e como não tenho nada para fazer e com estas dores associadas dá para perceber os macaquinhos que me vêm à cabeça, não dá? Mas é normal?

Há 1 semana senti um choque na barriga, mas um choque que me fez gritar. Tinha acabado de me sentar no carro e TAU...um pontapé no meio da barriga e um choque. Dei um salto e só pensei: serão assim os pontapés? Não pode ser, nunca vi grávidas aos saltos pela rua e nunca as ouvi dizer que apanham choques...não liguei muito, mas hoje li um blog de uma mãe que dizia o mesmo, e já está na 3ª gravidez. Claro que fiquei mais descansada, afinal acontece, mas não é muito agradável :S

Contracções...continuação!

Na segunda-feira passada, e ao fim de um dia com dores e de sentir a barriga dura por diversas dores, lá nos dirigimos ao hospital. Chegámos por volta das 20h30 e qual é o nosso espanto quando nos deparámos com o hospital completamente às escuras, uma grávida que já estava deitada no seu quarto e com 5 cm de dilatação a ser transferida para um outro hospital e o director clínico a vir cá fora pedir aos utentes para se dirigirem a outro hospital. Como entretanto naquela altura estava sem dores resolvi ir jantar ali por perto e por volta das 22h voltei. Luz já havia mas o sistema informático ficou "confuso". Estive até depois da meia-noite para ser atendida (repare-se que só havia 3 senhoras à minha frente e 2 delas apenas à espera do resultado de análises). Conclusão: o meu nome não ficou no sistema e não me chamavam...!
Mas pronto, lá fui atendida, expliquei a situação, a médica examinou-me, fiz análises à urina, nada de infecções, algum corrimento mas nada de especial, colo do útero formado e fechado... Repouso absoluto, daquele tipo estar deitada! Nem sentada posso estar porque faço pressão sobre o útero. Mas continuo sem entender e a médica continuou sem me explicar...são contracções mas não sabe porquê, porque aparentemente está tudo bem, diz que pode ser o meu útero que é muito reactivo. A única coisa que sei é que estou há 4 dias deitada, já e doem as ancas de estar de lado e as dores continuam. Aumentou a dose de magnésio e nada mais. Tem sido um tédio, ainda por cima estes dias o meu computador esteve com vírus...

Será que vou ficar deitada mais 4 meses??????

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

celulite e gravidez

Nunca tive celulite, nada mesmo, mas mal fiquei grávida ela apareceu. Apareceu de um dia para o outro, quando dei por mim lá estava ela (buáaaaaaa). É bom saber que é comum acontecer.

A celulite, sem dúvida, é um dos males que mais incomodam a estética do corpo feminino. Sabemos que a prevenção continua sendo o melhor remédio para ela, mas mesmo mulheres magrinhas podem adquiri-la durante a gestação, devido ao aumento dos estrógenos (hormônios femininos) e de outros fatores que citaremos. Mas isso não é um grande problema, pois existem muitos tratamentos que podem ser feitos depois da gravidez e que trazem resultados bastante satisfatórios.

Quem nunca teve celulite anteriormente pode ter na gravidez? Sim. Durante a gestação o nível de estrógenos aumenta consideravelmente, as células lipídicas aumentam seu volume (o que dificulta a circulação nas regiões de incidência) e a pele se torna mais tensa, gerando o aumento do fluxo vascular, retendo assim, mais líquido.

Prevenção

A drenagem linfática é a chave para a não retenção de líquidos nas regiões mais críticas. Cremes apropriados também são ótimas escolhas.
Sempre buscar orientação com um nutrólogo para que esse profissional lhe forneça uma dieta adequada para a prevenção. Essa dieta, de antemão, terá como regras básicas a preferência por carnes magras, a diminuição do consumo de sal e o aumento do consumo de frutas, verduras e legumes.

Realizar atividades físicas também é super recomendável. Para isso, busque orientação com um obstetra, para que esse defina uma agenda de acordo com a época da gestação do bebê.

Tratamentos pós-gestação

Se você não realizou uma boa prevenção ou até realizou, mas a celulite apareceu, não se preocupe, existem tratamentos que podem ser realizados.
A aplicação injetável de substâncias que estimulam a “quebra” da gordura, reduzindo assim o seu volume, a radiofreqüência (o Accent é um exemplo) e a carboxiterapia (aplicação de gás carbônico (CO2) através de infusão nos tecidos) são tratamentos bastante procurados atualmente para acabar com a celulite. Existem outros procedimentos como: subcisão (que estimula a maior produção de fibras colágenas), a endermologia (tecnologia Sistema de Rolos Controlados) e a eletroacupuntura, que faz o uso de aparelhos como o WQ.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Bumbo e a minha ignorância

Tenho ouvido muito falar do famoso bumbo. Bumbo é um banquinho para bebés e sinceramente ainda não percebi muito bem a euforia. E não percebi porquê? Porque o considero caríssimo (59euros). Os bebés ficam lindos lá sentados, mas compensa o preço???????

O que encontro de bom no banquinho é o facto dos bebés ficarem sentados, direitos e talvez isso ajude a fortalecer as costas, sinceramente não sei mesmo qual é a diferença entre este e outros sítios onde os bebés normalmente se sentam.

Fica aqui registada a minha ignorância!

O bebé mexeu

Esta noite senti MESMO o bebé a mexer. A semana passada sentia qualquer coisa mas não era assim. Esta madrugada (sim, ele resolveu não deixar a mamã dormir) mexeu-se imenso. É muito engraçado, eu fiquei completamente parada e atenta para sentir bem. Claro que a certa altura eu já não aguentava de sono e ele não parava (eram 5 da manhã), espero que não decida estar acordado todas as noites.
Hoje de manhã, mal eu acordei, o maroto despertou logo...ADORO :)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

18 semanas e 2 dias


A imagem não é grande coisa, mas é o que se arranja por agora. Eis a minha barriga às 18 semanas e 2 dias! Grande não é?!?

Só não consigo imaginar como vai ficar a barrigona daqui a uns meses, porque já me parece tão grande... A médica que fez a última ecografia diz que ele é muito grande...

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Contracções

Já há alguns dias andava com umas dorzitas na barriga e na zona dos rins, juntando a isso a minha barriga às vezes ficava muito dura. Na sexta-feira com as dores vieram umas pontadas fortes e chatas e decidi ligar à minha médica que me disse para ir logo para o hospital. Fiquei nervosa e mal desliguei o telefone correram-me umas lágrimas de nervoso. A médica tinha acabado de me dizer que eu estava com contracções. Contracções às 18 semanas? - pensei eu...

Nas urgências a médica que lá estava fez-me uma eco e o bebé estava óptimo e fez-me também uma eco transvaginal, colo do útero fechado. Boas noticias. As contracções estavam lá e a médica chamou-me a atenção que caso as dores persistissem teria de voltar às urgências para ir vendo o colo do útero.

Sinto-me meia tristinha porque não vou conseguir andar sossegada. Tenho medo.

Estou também ansiosa por sentir a toda a hora o meu bebé. Há dias em que sinto, outros em que não sinto nada :(